• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta leite - Captação de leite caiu no último trimestre, mas aumentou no acumulado de 2012 em relação a 2011


Quarta-feira, 10 de abril de 2013 - 16h32

No final de março o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números da pesquisa trimestral do leite.


A pesquisa traz o volume de leite captado e industrializado pelos estabelecimentos com inspeção municipal, estadual e/ou federal. Os dados são referentes ao quarto trimestre de 2012.


O volume de leite adquirido pelos laticínios entre outubro e dezembro do ano passado foi de 5,8 bilhões de litros, uma queda de 1,8% em relação ao mesmo trimestre de 2011, quando foram captados 5,91 bilhões de litros.


Na comparação com 2011, a captação foi menor nos quatro últimos meses de 2012. Veja a figura 1.



A menor oferta de matéria prima deu sustentação ao mercado de leite. Os preços ao produtor estão subindo desde outubro do ano passado. 


De lá para cá, o aumento foi de 8,6% e o preço atual está 5,9% maior em relação ao mesmo período de 2012.



No Nordeste, em função do clima hostil, muitos produtores foram forçados a interromperem a produção. Falta água e forragem.


Além da menor disponibilidade de leite, outros fatores colaboram com a firmeza do mercado. Entre eles: grandes laticínios estão entrando forte no mercado; crescimento da demanda por lácteos em fevereiro e março; reação dos preços dos lácteos no mercado atacadista; reação dos preços dos lácteos no mercado internacional e redução das importações em janeiro e fevereiro.


Apesar da queda no volume captado nos quatro últimos meses de 2012, a produção anual foi maior na comparação com 2011.


Em 2012 foram adquiridos 22,33 bilhões de litros de leite no Brasil, 2,5% ou 543,5 milhões de litros a mais frente ao captado em 2011.


A produção brasileira de leite (formal) cresceu, em média, 5,5% ao ano desde 2000.


A informalidade no mercado de leite vem caindo ao longo dos anos. 


Em 2011 era de 32,1% e em 2012 31,4%.


A informalidade pode ser entendida como o processo no qual determinado produto lácteo, por algum motivo, não passou por inspeção de órgãos competentes e, foi comercializado.


Desde 1997, a informalidade caiu 11,3 pontos percentuais no país.



Mesmo com as mudanças ocorridas no setor de laticínios, tais como a reestruturação da cadeia, o crescimento do consumo interno, as leis e normativas que regem a produção e a qualidade do leite brasileiro não foram suficientes para eliminá-la ou reduzir a uma pequena fatia do mercado.


O problema da informalidade é a restrição do crescimento do setor.


A atividade deixa de ser exercida em sua plenitude e o empreendedor do leite clandestino fica à margem do processo, por estar fora da lei. O setor e o país perdem com a não arrecadação dos tributos e a falta de garantia dos padrões de qualidade.


A produção de leite no Brasil deve continuar crescendo. A expectativa para 2013 é de um crescimento entre 2,5% e 3,5% em relação a 2012.


Esse aumento deve ser puxado pela redução dos custos de produção, principalmente os custos com alimentação.


Porém, é bom lembrar que em algumas regiões, como é o caso do Nordeste, pode haver diminuição da oferta, em função da seca e liquidação de rebanhos.


A produção nacional deve continuar em queda em curto prazo, passado o pico de produção, que nesta temporada foi em dezembro de 2012.


A expectativa é de mercado firme e elevação do preço ao produtor. Para o pagamento deste mês, 63,0% dos laticínios pesquisados acreditam em aumento dos preços aos produtores e 32,0% acreditam em manutenção.


Colaborou Rafael Ribeiro pesquisadora Scot Consultoria. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja