• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Déjà vu parte 3


Sábado, 8 de junho de 2019 - 10h00

Zootecnista formado pela UNESP – Jaboticabal-SP e sócio da Radar Investimentos.


Foto: Scot Consultoria

A situação que o mercado do boi gordo está vivendo neste momento não é nova. Aliás, não precisa ter memória boa para buscar os fatos. 


O caso de um evento priônico atípico divulgado pela imprensa na semana anterior também já foi solucionado em 2012 e 2014. Principalmente, o caso de 2014 foi muito parecido com o atual. 


Isto porque o animal já possuía uma idade avançada (12 anos em 2014 e 17 anos em 2019) e não está relacionado à ingestão de alimentos contaminados (o confirmado em 2012 também não). Além disto, dentro do contexto de 2014, estávamos próximos da desova de animais de safra e havia uma determinada expectativa positiva com as exportações no segundo semestre, como atualmente. 


O título deste texto simboliza isto. A expressão Déjà vu significa "Eu já vi”, faz referência a experiência que se teve com as mesmas pessoas, local ou momento. 


O MAPA agiu rápido, com informações claras e atendendo ao protocolo firmado entre o Brasil e a China, com as suspensões temporárias. Outro ponto, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) determinou no início desta semana (3/jun) o encerramento oficial do caso sem nenhuma alteração do status sanitário brasileiro. Ou seja, segue como risco insignificante para a doença. 


Figura 1.
Arroba no mercado físico em SP após o caso em 2014.

Fonte: Broadcast / elaborado pela Radar Investimentos


Figura 2.
Arroba no mercado físico em SP após o caso em 2012.

Fonte: Broadcast / elaborado pela Radar Investimentos


O mercado é dinâmico e o que ocorreu no passado não é garantia que deve ocorrer adiante. No entanto, olhe as duas figuras, da arroba no físico, em 2012 e 2014. Após o fato, as cotações ficaram pressionadas, mas ganharam tração de acordo com a dinâmica da entressafra, com destaque entre o final de julho e agosto.


Hoje, no mercado físico, parte das indústrias voltaram aos negócios em meados desta semana, ofertando menos do que faziam antes da notícia. É importante salientar que o volume de negócios foi bem limitado nos atuais níveis. Reflexo disto são as escalas de abate em São Paulo, que possuem espaços a serem preenchidos desde o dia 11 até 17 de junho. 


Já no mercado no futuro, o noticiário turbulento manteve a volatilidade elevada, principalmente para o contrato de out/19. Todos os olhos do mercado estão atentos à resolução das tratativas com a China, que, se solucionada de maneira rápida, tem potencial para adicionar mais uma pitada de oscilação nos preços. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja