• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Começando 2018 com o pé direito


Terça-feira, 19 de dezembro de 2017 - 17h40

Zootecnista, formado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Câmpus de Maringá-PR. É analista de mercado da Scot Consultoria. Editor-chefe do Relatório de Terras, publicação da Scot Consultoria. Pesquisador de mercado nas áreas de boi, leite e grãos. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado do boi, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.


Foto: Scot Consultoria

 


Se o ano que se encerra deixa uma lição, é a de que o futuro é incerto e ignora qualquer planejamento.


Além da situação econômica do país, que dispensa comentários, diversos escândalos afetaram negativamente o mercado do boi gordo.


Com isso, os produtores que não usaram as ferramentas de proteção de preços, tais como contratos futuros e de opções, tiveram um ano com poucas noites de sono tranquilo.


Não que os produtores que utilizam estas ferramentas tiveram um ótimo ano, mas estes tinham preços e receita relativamente garantidos.


Mas o que passou, passou, e agora é olhar para frente.


Assim como diversas vezes no passado, mais uma vez o mercado futuro apresenta uma oportunidade a ser considerada.


Para janeiro de 2018 a B3 (antiga BM&FBovespa) aponta uma alta de preço para a arroba do boi gordo em relação à média de dezembro.


Analisando a série histórica de preços da arroba, sazonalmente, a cotação é maior no último trimestre do ano, o que sugere a oportunidade de começar 2018 com pé direito para os pecuaristas.


Figura 1.



Apenas em cinco ocasiões (além da projeção atual) no período analisado o preço da arroba foi maior em janeiro do que em dezembro do ano anterior (figura1).


O futuro é incerto e trabalhar na expectativa, sem levar o risco de mercado em consideração pode custar caro.


Nos primeiros dez dias de dezembro (10/12/2017, data em que este artigo foi escrito) o mercado do boi gordo se mostrou firme e com preços subindo. Na média, até o dia 10, considerando a praça de Araçatuba-SP a cotação da arroba do boi gordo esteve cotada em R$145,50.


Por fim, planejar a comercialização do rebanho é tão importante quanto planejar as práticas zootécnicas. A ferramentas de gestão de risco oferecem oportunidades interessantes, por que não aproveitá-las?


 


Texto publicado na edição de dezembro da revista Agron.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja