• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mais um susto?


Quinta-feira, 19 de outubro de 2017 - 16h50

Médico-veterinário, pós-graduado pela ESPM, MBA em finanças pelo Insper-SP e sócio diretor da Radar Investimentos


Foto: Scot Consultoria


O ano de 2017 tem sido um verdadeiro filme de terror para a pecuária brasileira, com um novo susto a cada capítulo. O susto da vez foi a paralisação dos abates de todas as unidades do JBS no Mato Grosso do Sul. O mercado físico que já vinha apresentando sinais de enfraquecimento nos últimos dias acabou acelerando a tendência e na esteira de mais problemas as indústrias tentam impor recuos mais consistentes nas cotações.


O mercado futuro que já vinha com uma tendência baixista, aparentemente não deu muita atenção para o problema do Mato Grosso do Sul, já que fechou o pregão de 18/10 com apenas R$0,60/@ de queda para os vencimentos de outubro e novembro, apostando que essa situação não traria grandes impactos nesse final de entressafra. O Mato Grosso do Sul não é um estado confinador e a oferta por lá já não era abundante, porém, caso a decisão do JBS se prolongue por mais tempo, é muito difícil não haver pressão adicional nos preços do estado e também na praça paulista. De toda forma, até o momento o cenário previsto pelo mercado futuro ainda é de relativa calmaria.


Infelizmente esse filme de terror ainda está longe de ter um final a vista e a verdade é que não dá para saber o que esperar dos próximos capítulos. Qualquer análise mais profunda de oferta e demanda acaba perdendo o sentido diante de acontecimentos como esse, que não podem ser previstos e se impõem sobre a realidade vivida até então. Em situações como essa, a compra de seguros de preço mínimo acaba se tornando quase que obrigatória até que esse filme chegue ao seu final.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja