• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cerveja e crenças limitantes: como você vê a sua fazenda?


Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017 - 08h40

A Tratto surgiu da demanda de Grupos familiares do agronegócio em expressar de maneira mais formal os seus processos de gestão, além da preocupação com a proteção do patrimônio. A partir disso, criamos um programa que introduz processos de governança dentro do ambiente familiar e de negócios, através da criação de regras e controles, visando transparência nas diretrizes e clareza na apuração da informação que vai reger as tomadas de decisão.



Opa, tudo bem?


Daremos continuidade ao nosso trabalho de alinhar com você o ambiente de gestão em propriedades rurais através de um conceito novo.


Veja se a sua demanda envolve algum dos casos abaixo:


· Você tem necessidade em aprimorar o modelo financeiro da sua fazenda?


· Você tem receio que conflitos familiares por discussões sobre a gestão possam comprometer o ambiente familiar e também o negócio?


· Você tem dúvidas sobre como será a sociedade familiar no futuro, quando houver a mudança de gerações?


· Você tem dificuldades em encontrar mão-de-obra qualificada e engajada?


· Você tem preocupação com ações do governo que possam tributar seu negócio e seu patrimônio de forma a inviabilizá-lo?


· Você sente falta de um modelo de gestão mais organizado e regrado?


Se você se identificou com alguma das situações acima, então você não pode perder a série de e-mails que estamos preparando. De todo modo, não enviaremos a todos, mas só para quem realmente se interessa no tema. Caso seja do seu interesse, clique no link a seguir, e você será adicionado a uma lista específica que vai receber o conteúdo completo que está sendo preparado: http://ffv.trattoconsultoria.com/gestaoagrotrattoscot


No conteúdo anterior, você teve acesso ao “Índice Tratto de Governança” e recebeu uma nota com a situação atual do seu negócio, segundo o nosso modelo.


Agora, iniciaremos uma sequência de postagens, sendo esta, a Etapa 1, das 5 que vão formatar nossa ideia, nossa teoria. Esteja certo que conseguirá visualizar seu negócio por outro prisma.


Após estas 5 etapas, ou 5 posts, passaremos, durante uma semana (possivelmente no início de março), o detalhamento da nossa metodologia, que vai transformar sua maneira de ver a gestão de fazendas.


Bem, agora vamos ao assunto da cerveja e crenças limitantes ...


Entendemos que em nosso ambiente, vivemos várias crenças limitantes, que são resultados de interpretações genéricas sobre experiências de alguns indivíduos, ou às vezes, de uma geração toda. No agronegócio existem também estas crenças que, para muitos, são verdades absolutas, como:


1. “Para cuidar de fazendas não precisa estudar”


2. “Fazenda não é empresa”


3. “Fazemos assim há 40 anos e sempre deu certo”


Tenho certeza que você já deve ter ouvido uma destas frases, ou mesmo, quem sabe, você acredita nisso e até passa a mensagem adiante. Me diga: são verdades absolutas ou podem ser apenas a opinião de alguns?


Nós, da Tratto, entendemos que estas frases não passam de crenças limitantes e são o que chamamos aqui de “falsas verdades”. Acreditamos em um ambiente de fazendas muito pujante, produtivo e regrado, e por isso não estamos alinhados com afirmações como estas. Se isso foi verdade algum dia, hoje não é, ou estaremos balizando o todo o agronegócio pelos que não buscam se atualizar ou vivem do passado.


Não sei se você sabe, mas quando o Jorge Paulo Lehman e sua equipe assumiram a Cervejaria Budweiser, quebraram alguns paradigmas. Algumas das primeiras ações foram: vender os jatos destinados aos executivos da empresa, cortar secretárias particulares e, também, cortar o fornecimento gratuito de cerveja a todos os funcionários, inclusive os aposentados. Muitos colaboradores se demitiram e os que não conseguiram se adaptar foram demitidos.


O que isso tem de relação conosco e com a gestão de fazendas?


Se observar bem, listamos três falsas verdades do meio rural ... e listamos três ajustes iniciais na cervejaria que causaram um impacto gigantesco, envolvendo mudança de crenças. O que fez a mudança de uma cervejaria tradicional, porém com sérios problemas, voltar a ser eficiente e novamente ganhar a amplitude esperada, foi essa quebra de diversas crenças que existiam dentro da companhia. No nosso caso, dentro de nossas fazendas.


Então, deixando claro nosso ponto de vista: para que você acompanhe o raciocínio e nosso modelo, que vai transformar a maneira de ver seu negócio e sua fazenda, pedimos que reflita sobre a extinção destas crenças, caso elas existam na sua mente. Pense nisso e tudo vai ficar mais fácil para você, pode confiar.


No próximo texto, daremos continuidade ao nosso tema, e passaremos a você os TOP 10 pontos críticos que os produtores rurais entendem ser limitantes ao avanço do seu negócio e, quem sabe, vamos discordar de muitos deles ...


Continue conosco! Para receber os próximos conteúdos, acesse o link a seguir e cadastre-se:
http://ffv.trattoconsultoria.com/gestaoagrotrattoscot 


Forte Abraço,


Daniel Pagotto e Equipe



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja