• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda de braço no mercado do boi gordo


Segunda-feira, 2 de maio de 2016 - 13h58


No dia 3 de março deste ano, o mercado foi surpreendido por uma cavalar redução da oferta de compra (cotação) do boi gordo, cujo efeito imediato foi a redução drástica do volume de negócios efetivamente realizados.


Segundo levantamento da Scot Consultoria foram ofertados valores mais de R$5,00/@ menores que no dia anterior, sem oferta condizente com a queda.


Esse movimento fez com que o mercado ficasse na retranca e sem referência.


Como nada de novo aconteceu para que a queda dos preços fosse dessa magnitude, pode-se supor que, de novo, os compradores reduziram, na marra, a cotação do boi para recompor margem da indústria frigorífica.


Considerando a venda de todos os produtos do abate, frente ao preço pago pelo boi gordo (Equivalente Scot Desossa), a margem média de comercialização é de 19,2%, desde o início de 2014. A média desde o início de 2007, quando este indicador começou a ser calculado, é de 20,5%.


No início de março estava em 14,7%, menor que a média e dez pontos percentuais abaixo da observada no começo do ano. Veja a figura 1.


Figura 1. Margem de comercialização do frigorífico - Equivalente Scot Desossa.


Por dois dias a Scot Consultoria manteve o mercado sem referências em algumas regiões, tamanha era a diferença entre as ofertas de compra e os valores dos raros negócios ocorridos.


Os pecuaristas retraíram as vendas, o que modulou a pressão de baixa.


Em dez dias o mercado do boi gordo cedeu 1,5%, em média, com as maiores quedas observadas em Goiânia e no Sul de Goiás, de 4,2% e 3,8%, respectivamente.


Esta queda foi maior que a observada na pressão de meados de 2015, quando os preços cederam 0,5%, em média, em dez dias.


Com a queda no preço da arroba, o Equivalente Scot Desossa subiu para 16,2%.


Considerações finais


A pressão de baixa forte mostra que os frigoríficos estão mais reativos a margens menores.


Vale destacar que este indicador é a relação entre o preço de venda dos produtos e o preço de compra do boi gordo. Ou seja, as altas ocorridas para eletricidade e combustíveis não entram na conta, e pesam para a indústria.


Em 2015, a pressão de baixa continuou por semanas após o movimento inicial. De toda forma, perdeu força e os preços reagiram.


A diferença é que em 2015 este movimento ocorreu depois da desova de final de safra, enquanto desta vez esta oferta ainda está por vir a partir de abril, em meados de maio. Lembrando que ainda é esperada uma disponibilidade limitada de animais para este ano.


No final de março a pressão de baixa perdeu força, devido à redução das vendas por parte dos pecuaristas.


Para o curto e médio prazo a oferta de animais ditará o mercado, mas mesmo com oferta curta, a possibilidade de valorizações é modesta, considerando a situação do consumo interno patinando.


Para maio é esperada uma maior oferta de animais para abate (desova de final de safra), o que deve voltar a pressionar para baixo as cotações da arroba do boi gordo no mercado brasileiro.


Fonte: Revista Agroanalysis. Volume 36, no 4. Páginas 26 e 27. Abril de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja