• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Panorama das exportações brasileiras de soja grão e farelo


Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 - 05h45

Zootecnista, formado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Ilha Solteira-SP, mestre em Administração de Organizações Agroindustriais pela UNESP, Câmpus de Jaboticabal-SP. É analista e consultor de mercado da Scot Consultoria. Coordena as divisões de pecuária de leite, grãos e avaliação e perícia. Editor-chefe do Relatório do Mercado de Leite, publicação da Scot Consultoria. Atuação nas áreas de análises, estabelecimento de cenários, estratégias de mercado, realização de projeções de preços, oferta, demanda, análises setoriais e pesquisa de opinião e imagem. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.



As exportações brasileiras de soja grão totalizaram 394,43 mil toneladas em janeiro deste ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).


O volume diminuiu 46,1%, em relação a dezembro último. No entanto, na comparação com janeiro de 2015, as exportações aumentaram 362,2%.


Apesar da baixa disponibilidade interna, com a colheita da soja 2015/2016 ganhando força agora em fevereiro, o dólar valorizado refletiu em aumento dos embarques nos últimos meses.


No caso do farelo de soja, as exportações nacionais somaram 1,18 milhão de toneladas em janeiro de 2016.


O volume diário foi de 56,25 mil toneladas embarcadas, 25,0% mais que em dezembro de 2015 e 37,3% acima do registrado em janeiro de 2015.


Para o farelo, as exportações aquecidas somadas aos preços firmes da soja grão deram sustentação às cotações no mercado interno nos últimos meses.


Em curto e médio prazos, os recuos do dólar em relação ao real, o avanço da colheita da soja no Brasil e o aumento dos esmagamentos podem tirar a sustentação das cotações do farelo no mercado interno.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja