• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tempos sombrios: ajustes fiscais e IR da pessoa física


Quinta-feira, 17 de setembro de 2015 - 14h00

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


O governo gasta mais dinheiro do que arrecada. Tem sido assim nos últimos 12 anos para manter uma fachada de crescimento e prosperidade.


Como não há mais dinheiro em caixa para gastar, surge o dilema: cortar gastos e adotar uma postura de austeridade ou; aumentar a arrecadação, elevar os impostos e continuar gastando?


Há pontos negativos em ambas as alternativas.


Adotada a austeridade como caminho, benefícios sociais, regalias e cargos comissionados terão de ser cortados. Isso é ruim politicamente para um partido que se elegeu com base no aleitamento dos beneficiários de um sistema assistencialista. Essa é a postura adotada pelos países prósperos da Zona do Euro e que auxilia a reerguer economias em crise.


Como contraponto, aumentar a arrecadação em um país onde a espoliação da população economicamente produtiva ultrapassa 50% das suas rendas é congelar esses agentes, estagnar e retrair a economia e mergulhar o país em uma profunda e longa recessão econômica e grave crise política.


O governo indica insistir no erro de agravar o endividamento e já apresenta sinais concretos de delírio e perda de parâmetros. Um dos caminhos possíveis, segundo o Ministro da Fazenda, para auxiliar a balancear as contas públicas, seria o de elevar a alíquota do imposto de renda de pessoa física.


Teto de 27,5% passaria para 35,0%.


Abri a primeira página do Jornal essa semana e o Ministro Levy dizia que "pagar imposto é investimento" e que "o brasileiro irá entender isso."


Ministro, o Sr. esta equivocado, nenhum brasileiro que paga os seus impostos irá entender. Irá, possivelmente se encher de ira! Depois, pode ser que somatize e adoeça ou se revolte e lute mas, entender, isso não.


Além de que, aumentar a alíquota do IR da pessoa física não irá fazer diferença arrecadatória significativa, já que o número de pessoas que recolhem pelo teto é relativamente pequeno no Brasil.


Por qual motivo não seguir a lógica de diminuir ou mesmo acabar com o piso de isenção para recolhimento do IR, cobrando um percentual de todos? Sim, mesmo sobre quem ganha apenas um salário mínimo. Vivemos tempos de crise onde isenções e benesses precisam ser revistas.


Haveria ai um duplo ganho: o tão desejado aumento arrecadatório e; a lição à população brasileira que vive de assistencialismo e sustenta o governo socialista de que não existe almoço grátis.


Quem sabe assim, sentindo no próprio bolso, não comecem a entender - na pratica e não na teoria - a importância do valor do voto, de não ser apolítico e a estreita relação que existe entre economia e política.

Por Max Paskin



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja