• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A oportunidade asiática, cada vez mais urbanizada e consumidora


Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 - 16h52

Zootecnista pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.


Segundo o relatório World Urbanization Prospects da ONU, atualmente, 54,0% da população mundial vive em áreas urbanas, proporção que deve aumentar para 66,0% até 2050. 


O maior crescimento urbano acontecerá na Índia, na China e a Nigéria, representando 37,0% do projetado para 2050.


A população urbana mundial tem crescido rapidamente, passando de 746,0 milhões de habitantes em 1950 para 3,9 bilhões de habitantes em 2014, um crescimento de 422,7%.


A Ásia, apesar do baixo nível de urbanização, aloja 53,0% da população urbana mundial, de acordo com o relatório das Nações Unidas.


Espera-se que em 2045 a população urbana mundial ultrapasse os 6,0 bilhões. Muito deste crescimento ocorrerá nos países das regiões em desenvolvimento.


Consequentemente, esses países enfrentarão desafios em atender às necessidades dessa parcela da população, incluindo a alimentação.


Embora a China tenha registrado consecutivas safras cheias, a produção de grãos é restringida pela pequena oferta de terra arável e água. A terra arável per capita chinesa corresponde a apenas metade da média mundial (0,198 ha/habitante - FAO), segundo informações da Central de Trabalho Rural do país. 


Segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de grãos da Índia na safra 2013/14 foi de 236,22 milhões de toneladas, o que abastece toda a demanda interna. Para 2026, segundo o Consultative Group on International Agricultural Research, é esperado um acréscimo de demanda na casa dos 150,0 milhões de toneladas.


Ainda segunda esta última fonte, como o incremento da produção tende a não acompanhar o aumento de consumo, isto deve acarretar em um déficit de 100,0 milhões de toneladas.


O Brasil é um país que sempre foi comprado pelos demais países, quase nunca bem vendido. Devido às condições edafoclimáticas privilegiadas e vasta área agricultável, o país adquiriu papel de destaque no suprimento de grãos mundial. Porém, é necessário ter maior conhecimento do mercado asiático.


Afinal, trata-se do nosso maior parceiro comercial no segmento de grãos.


Colaborou Vitor Gindri, formando em zootecnia e em treinamento pela Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja