• Domingo, 14 de agosto de 2022
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Continua pressão de baixa no mercado do leite


Segunda-feira, 17 de novembro de 2014 - 16h37

Zootecnista, formada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Câmpus de Jaboticabal-SP. É analista e consultora de mercado da Scot Consultoria. Pesquisadora de mercado nas áreas de boi, leite e grãos. Atuação nas áreas de análises, estabelecimento de cenários, estratégias de mercado, realização de projeções de preços, oferta, demanda, análises setoriais e pesquisa de opinião e imagem. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi, frango, suíno e assuntos relacionados à agropecuária em geral.


Artigo originalmente publicado na Revista Globo Rural, edição de novembro.


A pressão de baixa continua no mercado de leite. Com a oferta elevada e a dificuldade de escoamento, os laticínios não melhoram o preço ao produtor.


Considerando a média nacional, o produtor recebeu R$0,992 por litro em setembro.


Segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, o volume aumentou 3,8% em agosto, em relação a julho.


Em setembro, os dados parciais apontam para um aumento de produção de 1,5%, em relação a agosto. Em relação a setembro de 2013, a captação aumentou 9,0%.


Para o pagamento de outubro (produção de setembro), o tom do mercado é de estabilidade a queda.


Segundo o levantamento, 68,0% dos laticínios pesquisados acreditam em manutenção dos preços, 21,0% em queda e 11,0% estimam alta.


No mercado atacadista, considerando a média de todos os produtos, os preços dos lácteos caíram 0,3% na primeira quinzena de outubro em relação à segunda metade de setembro. No mercado varejista, houve alta de 0,1%.


Como a concorrência entre os laticínios pela matéria prima não está alta, a recente redução das vendas gera pressão de estoque.


Com relação às importações, em setembro o Brasil comprou US$34,20 milhões em lácteos, redução de 49,4% frente a igual período do ano passado. 




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja

Facebook