• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Líder natural do comércio agrícola


Segunda-feira, 3 de novembro de 2014 - 16h45

Escreve sobre o mercado de commodities, em especial, soja, milho e etanol. E também sobre política e crédito agrícola.


As transações comerciais de um país com o exterior são positivas para a economia quando, além de resultados financeiros, esta impacta positivamente o sistema produtivo. As companhias para manterem sua exposição no mercado internacional são obrigadas a atenderem diversos compromissos, desde simples processos internos a promoção de ações sustentáveis. Em especial, os produtos agropecuários são os que mais sofrem pressão pela comunidade internacional, de um lado temos um consumidor mais exigente e informado e, de outro, temos o governo preocupado em atender as necessidades comerciais e sanitárias.    


A obrigação do Estado é criar condições e mecanismos éticos que estimulem as negociações entre os países, convergindo em acordos uni ou multilaterais circundados em um sistema de comércio justo. Infelizmente muitos países membros da OMC (Organização Mundial do Comércio), ainda insistem em não seguir o Acordo sobre Agricultura. O acordo estabelece uma série de regras gerais para combater principalmente o uso de subsídios e outras medidas distorcivas. O objetivo é fomentar uma competição mais justa e mais próxima aos fundamentos da economia.


Brasil X EUA


Em uma briga histórica que durou doze anos, Brasil e Estados Unidos travaram uma disputa judicial em torno do Contencioso do Algodão. O Brasil questionava as medidas protecionistas adotadas pelo governo americano que iam na contramão do Acordo sobre a Agricultura. Considerado vitorioso, o Brasil, saiu da disputa com maior poder de negociação e assumindo um possível papel de líder do comércio agrícola, além de receber um pagamento adicional de US$300,0 milhões para atenuar os prejuízos sofridos pelos cotonicultores brasileiros.


Para o setor avançar e aumentar o seu poder de negociação frente aos demais países membros da OMC e demais participantes, é necessário diálogo e acima de tudo, continuar a contestar as ações duvidosas praticadas principalmente pelos países que levantam a bandeira do livre-comércio.


Texto originalmente extraído do blog AgroTVM 


https://agrotvm.wordpress.com/



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja