• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Implacável, todo progresso requer mudanças


Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 - 14h13

Escreve sobre o mercado de commodities, em especial, soja, milho e etanol. E também sobre política e crédito agrícola.


A região que respira o agronegócio 24 horas por dia, Centro-Oeste, fez a lição de casa e optou por mudança. Foi clara a mensagem deixada neste último domingo - "estamos cansados de vermos nossa renda diminuir". A deficiência hoje em infraestrutura e logistíca aperta a renda do produtor e amarga a competitividade internacional.


Não diferente, o estado de São Paulo, que concentra o maior número de usinas de cana-de-açúcar, também foi a favor do candidato da oposição. O setor sucroenergético foi altamente prejudicado pelas manipulações e decisões político-econômicas do atual governo, levando inúmeras usinas a fecharem suas portas.


É consenso de todos que o Agro é vital para economia brasileira. Podemos destacar:


- Um dos líderes na produção internacional;


- Crescente importância na geopolítica do abastecimento global;


- Responsável por 37,0% dos postos de trabalho;


- Fiel positivo da balança comercial;


- Taxa de crescimento do PIB do agronegócio é superior a do PIB nacional;


Desta forma é fundamental que o futuro governo aproxime-se mais do setor produtivo, ao contrário do que vêm acontecendo hoje, uma vez que a globalização da economia tornou a agricultura altamente sensível aos fatores macroeconômicos.


As mudanças necessárias são nítidas e o novo presidente deverá atendê-las para garantir o retorno do país em posição de destaque. Assim, questões como segurança alimentar e energética exigirão maior responsabilidade e um posicionamento menos ideológico.


Há espaço para citar a seguinte frase "A mudança não assegura necessariamente progresso, mas o progresso implacavelmente requer mudança" - Henry S. Commager.


Façamos de nossos anseios e necessidades, o combustível para nos transformar em pessoas melhores e mais conscientes de nossas escolhas.


Texto originalmente publicado em http://agrotvm.wordpress.com/



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja