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Scot Consultoria

Burger King quer se mudar para o Canadá. Adivinhe por quê?


Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 - 16h57

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


A cadeia de fast food americana Burger King surpreendeu a muitos quando surgiu a notícia de que a joint venture de hambúrguer, avaliada em US$9,6 bilhões, estava em negociações para comprar uma cadeia canadense de rosquinha doce [o donuts] e mudar sua sede para Ontário, no Canadá.


Jon Hartley, cofundador da Real Time Macroeconomics LLC, explica na Forbes que a proposta da Burger King é um reflexo do ambiente fiscal mais favorável do Canadá.


A Burger King propôs uma "inversão fiscal" - fazendo a incorporação de uma empresa estrangeira (neste caso, uma cafeteria com donuts popular no Canadá, a Tim Hortons) e transformando-se em uma empresa societária, novamente, no exterior. Uma vez que os acionistas da Tim Hortons passam a ser os proprietários de pelo menos um quinto das ações da Burger King após a incorporação, a Burger King já não será mais considerada uma empresa americana para fins fiscais.


Por que a Burger King se mudaria?


A taxa de imposto sobre as sociedades no Canadá é de 26,5% - quase 10 pontos percentuais abaixo da taxa de IRPJ nos Estados Unidos, que é de 35,0%.


De acordo com a empresa de auditoria KPMG, o Canadá tem o sistema fiscal mais favorável para negócios, entre todos os países desenvolvidos.


Quando se compara com o que as empresas têm de pagar em impostos nos Estados Unidos, os impostos no Canadá são de apenas 53,6% da carga tributária dos EUA. (Para o Reino Unido, esse número é de 66,6% e para os Países Baixos, 74,5%.)


Os impostos não são baratos nos EUA (a Burger King pagou US$88,5 milhões em impostos em 2013), e a proposta da Burger King põe em evidência como um regime fiscal oneroso pode mudar o comportamento das empresas.


Por National Center for Policy Analysis. 27 agosto de 2014.


Por Ligia Filgueiras



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