• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Agricultores de MS seguram venda do milho e sofrem para estocar


por

Sexta-feira, 22 de agosto de 2014 - 15h52


A colheita do milho safrinha está na reta final, em Mato Grosso do Sul e está difícil encontrar lugar para armazenar os grãos.


As máquinas avançam em conjunto na lavoura de milho, uma estratégia para colher os grãos o mais rápido possível.


Em uma fazenda em Sidrolândia, na região central do estado, metade da produção já foi colhida, mas só uma pequena parte foi comercializada. O preço baixo do milho mudou a rotina na propriedade e o silo graneleiro com capacidade para 120,0 mil sacas já está lotado.


O milho que sai da lavoura, agora é levado para o pátio da fazenda. Os grãos são armazenados em silos bags e, pelo menos, 600,0 mil sacas ficarão guardadas a espera de preços melhores.


O agricultor Túlio Basso diz que o armazenamento neste sistema vai pesar nas contas da fazenda. "Esse custo está ficando em torno de R$0,50 a R$0,70 por bolsa", diz.


Muitos agricultores da região estão guardando a safra e o reflexo são bolsões enormes, carregados de milho, no pátio das unidades de recebimento de grãos. Em uma cooperativa de Maracaju, que tem 200 associados, os caminhões não param de chegar. A espera para descarregar chega a um dia.


Até o fim da safra, a unidade deve receber 240 mil toneladas, mas só tem capacidade para guardar 172 mil. Arlei Klazer, gerente da unidade, conta que está tentando acelerar a comercialização para liberar espaço.


Fonte: Globo Rural. 21 de agosto de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja