• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Crédito rural: taxas de juros, prazos e carências do Plano Safra 2014/2015


Quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 16h16

Zootecnista pela UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.


O Plano Agrícola e Pecuário, do governo federal, é o que regula o crédito rural brasileiro. Nele estão definidos todos os serviços, instruções e medidas a serem adotadas nesse ano agrícola.


Para a safra 2014/2015, foram liberados R$156,00 bilhões em recursos para a produção agropecuária, aumento de 14,7% em relação ao plano do ano passado. Um ponto importante foi o adiamento da obrigatoriedade do Seguro Rural, assim os financiamentos podem ser liberados sem a necessidade de se contratar o seguro.


A taxa de juros dos custeios e comercialização também subiu em um ponto percentual, de 5,5% na safra 2013/2014 para 6,5% na safra atual. O aumento aconteceu devido ao reajuste na taxa Selic, que era de 8,3% em julho de 2013 e atualmente está em 11,0%. Quando comparado às taxas vigentes no mercado, o crédito rural se apresenta como uma boa oportunidade de aquisição de capital.


Na tabela 1 estão as principais modalidades de crédito, as taxas de juros e prazos de cada uma.



Para a aquisição de máquinas, equipamentos e implementos, tivemos a revitalização do MODERFROTA, com taxas de juros reduzidas de 5,5% a.a. para 4,5% a.a. e a inclusão de novos itens que poderão ser financiados, como tratores e colhedoras.


Inovação


Investimentos que tenham a finalidade de aumentar o nível tecnológico da propriedade, bem como a implantação de sistemas computadorizados, estufas, agricultura de precisão e afins, poderão ser financiados através da linha INOVAGRO, com juros de 4,0% a.a.


Pecuária


Os pecuaristas poderão financiar a aquisição de animais para cria, recria ou engorda em regime de confinamento; a retenção de matrizes com até três anos para o pagamento e a aquisição de matrizes e reprodutores com até cinco anos para pagamento, sendo dois de carência. Junto ao plano INOVAGRO, poderão financiar também a aquisição de material genético (sêmen, embriões e oócitos) provenientes de doadores com certificado de registro e avaliação de desempenho ou o certificado de identificação de produção (CEIP, para pecuária de corte).


Para produtores, cooperativas rurais e empresas ligadas ao agronegócio que desejem adquirir algum financiamento, a indicação é que procurem as agências cadastradas junto ao BNDES, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, para maiores esclarecimentos. O Plano de Safra 2014/2015 tem vigência até o dia 30 de junho de 2015.


Colaborou André Mazi, graduando em engenharia agronômica e em treinamento pela Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja