• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O momento é positivo para a pecuária de cria. Mas o que esperar para o curto, médio e longo prazos? Saiba aqui!


Quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 09h50


"Na média de janeiro a agosto de 2014, frente ao mesmo período de 2013, considerando as cotações de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, o bezerro de 7,5@ subiu 29,5%."


Esta é a constatação de Gustavo Maranhão Adolpho Aguiar, zootecnista pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, consultor e diretor técnico da Scot Consultoria. Entrevistamos Gustavo sobre a escalada de preços do bezerro, as causas e o que esperar para este mercado. 


Este será o tema que Gustavo irá apresentar no Encontro de Criadores da Scot Consultoria que acontece nos dias 1 e 2 de outubro em Ribeirão Preto-SP durante o Encontro dos Encontros da Scot Consultoria


 Acesse www.scotconsultoria.com.br/encontros ou ligue 17 3343 5111 e faça agora mesmo a sua inscrição.


Confira a entrevista:


Scot Consultoria: Qual será o tema principal abordado em sua palestra?


Gustavo Aguiar: Os preços no mercado de reposição subiram forte nos últimos doze meses, com destaque para o bezerro.


Na média de janeiro a agosto de 2014, frente ao mesmo período de 2013, considerando as cotações de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, o bezerro de 7,5@ subiu 29,5%. Para fins de comparação, o boi gordo subiu 22,2%.


Neste sentido, analisaremos o atual momento e as perspectivas para o mercado de reposição. O objetivo é discutir as causas deste movimento, relacioná-lo com os demais componentes da cadeia produtiva e suas consequências.


Scot Consultoria: Como estão os preços corrigidos neste cenário?



Gustavo Aguiar: Em termos nominais, este ano foi a primeira vez que a referência da Scot Consultoria para o bezerro (7,5@) ultrapassou a marca dos R$1.000,00 por cabeça, em São Paulo.


Em termos reais (preços deflacionados), registramos este ano a maior cotação desde o início do plano real. Isto é realmente algo para se destacar.


Além disso, o bezerro subiu mais que a inflação neste período. Desde agosto de 1994, enquanto o bezerro teve alta de 531,0%, o IGP-DI subiu 439,2%. Já o boi gordo, por sua vez, teve um incremento de 418,0%, ou seja, queda real de preços.


Scot Consultoria: Diante disso, como estão os criadores?


Gustavo Aguiar: A cria é um segmento que, por sua própria natureza biológica, e por ter se desenvolvido apostando mais na expansão horizontal (avanço de área) do que na vertical (aumento de produtividade), possui menor eficiência quando comparada aos demais sistemas produtivos da pecuária.


Essa condição, em algum momento, acaba sendo refletida no mercado. O que tem ocorrido é que, diante dos recentes aumentos reais de preços no mercado do boi, a reposição tem se beneficiado ainda mais. Sem dúvida é um estímulo econômico à cria.


A relação de troca entre o boi gordo e o bezerro é um indicador disso, já que é uma medida de comparação de preços entre as duas categorias. No primeiro semestre deste ano foi registrada uma das menores relações de troca da última década.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja