• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

China deve importar mais alimento para reduzir uso de água


por

Quinta-feira, 31 de julho de 2014 - 17h39


A China precisará elevar a importação de alimentos para destinar uma parte maior dos seus escassos recursos hídricos para a produção de energia, especialmente nas regiões áridas mais ricas em carvão, como Xinjiang e Ningxia, disse uma autoridade sênior do setor ambiental do país na segunda-feira (28/7).


O chefe do escritório de avaliação de impactos ambientais do Ministério da Proteção Ambiental, Mu Guangfeng, disse em uma conferência que a China precisará abrir ainda mais suas portas para oferta de alimentos do exterior e impor restrições maiores ao consumo de água para a agricultura em regiões como Xinjiang.


Ele lembrou que a China, o principal país manufatureiro do mundo, envia milhares de navios para outros países e muitos retornam vazios. Enchê-los com grãos seria uma solução ideal, disse.


"Nós não podemos ignorar a produção de energia, e se abrirmos nossa mente um pouco, será que não poderemos restringir o uso de água para a agricultura em lugares como Shaanxi, ao Norte, e então quebrar o tabu ao usar o espaço nos nossos navios para comprar grãos no exterior?", disse.


Os comentários de Mu refletem um amplo debate entre lideranças chinesas sobre o melhor uso dos recursos hídricos do país, cada vez mais limitados, em meio a uma crescente demanda das indústrias e do campo.


A oferta de água per capita na China é apenas um quarto da média global e no Norte do país a falta do recurso ameaça frear ambiciosos planos de desenvolvimento de reservas de carvão.


A China já é o maior importador de soja e gradualmente vem abrindo seu mercado para milho estrangeiro. No entanto, o país continua relutante em grandes importações de alimentos básicos como trigo e arroz, com uma meta governamental de manter a taxa de autossuficiência em alimentos na faixa de 95,0%.


"Algumas pessoas dizem que não podemos importar comida, mas o que dizer da energia? Mais de 60,0% do nosso petróleo é importado assim como 50,0% do nosso gás natural", acrescentou Mu.


Fonte: Reuters. 28 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja