• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O algodão está competindo com o milho por área em Mato Grosso?


Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - 17h09

Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Ilha Solteira. Mestre em Administração de Organizações Agroindustriais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Jaboticabal. Consultor e analista da Scot Consultoria. Coordena as divisões de pecuária de leite, grãos, insumos, avaliação e perícia. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral. Editor-chefe da Carta Leite, da Carta Grãos e do Relatório do Mercado de Leite, publicações da Scot Consultoria.


O Mato Grosso é responsável pela maior produção de milho e algodão do país, respondendo, respectivamente, por 21,6% e 53,1% da colheita brasileira.


O plantio de milho no estado ocorre, quase que exclusivamente, na segunda safra.


A previsão é que na safrinha 13/14 mato-grossense a área semeada com algodão cresça 26,0%, enquanto que a área cultivada com milho deverá diminuir 12,0% (tabela 1). 



Embora a área destinada ao plantio de milho seja consideravelmente maior em relação ao algodão, nos anos em que há aumento no plantio de uma cultura a outra se retrai (figura 1). 



O principal fator que determina essa troca entre as culturas é o preço. De janeiro a dezembro do ano passado houve aumento de 24,4% no preço da pluma de algodão.


O cenário para o milho foi oposto. Houve queda de 25,7% no preço do grão ao longo de 2013.


Como, normalmente, o algodão de segunda safra é plantado após a colheita das variedades mais precoces de soja, o clima também será um fator determinante, já que, nos anos com chuvas mais tardias, o algodão tende a entrar como cultura de primeira safra.


Neste caso, ele também compete com a soja.


Colaborou Stephanie Vicente, graduanda em engenharia agrônomica e em treinamento pela Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja