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Scot Consultoria

Como funcionam os leilões de lácteos da plataforma Global Dairy trade (GDT)?


Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 15h52

Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Ilha Solteira. Mestre em Administração de Organizações Agroindustriais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Jaboticabal. Consultor e analista da Scot Consultoria. Coordena as divisões de pecuária de leite, grãos, insumos, avaliação e perícia. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral. Editor-chefe da Carta Leite, da Carta Grãos e do Relatório do Mercado de Leite, publicações da Scot Consultoria.


Uma das principais plataformas de leilões de produtos lácteos no mercado internacional é a GlobalDairyTrade (GDT).


A Dairy Global Trade Holdings Limited, subsidiaria da Fonterra, e a CRA International Inc., empresa global de consultoria, são os administradores do leilão GlobalDairyTrade


A ferramenta começou a operar em julho de 2008 e, hoje, já se tornou o principal indicador para cotações de lácteos no mercado internacional.


Através dos leilões são comercializados os seguintes produtos: gordura do leite seca (AMF), manteiga, manteiga em pó, queijo cheddar, lactose, proteína concentrada do leite (MPC70), caseína do coalho (RenCas), leite em pó desnatado (SMP) e leite em pó integral (WMP).


Os leilões ocorrem duas vezes por mês, sempre no início de cada quinzena.


A seguir estão algumas empresas que ofertam produtos lácteos através dos leilões GDT:


- Fonterra: cooperativa neozelandesa e maior processadora de leite do mundo;


- Dairy America: empresa norte-americana que representa quatro cooperativas dos Estados Unidos;


- Murray Goulburn: empresa australiana, dona da marca Devondale, e que processa cerca de um terço do leite de seu país de origem;


- Arla: cooperativa dinamarquesa, sueca e alemã, com comercialização de seus produtos em mais de vinte países;


- Amul: empresa indiana, com 3,2 milhões de produtores em seu país de origem, e capacidade de processar 20 milhões de litros por dia;


- Eurosérum: empresa francesa, maior produtora mundial de leite em pó desmineralizado.


No ultimo leilão, do dia 3 de dezembro, foram comercializadas 51,94 mil toneladas com 831 participantes.



A mecânica do evento é simples. Um relógio ascendente dos preços conduz o pregão, que perdura ao longo de várias rodadas.


Em cada leilão, uma quantidade especificada de cada produto é oferecida para venda por um preço inicial pré-anunciado.


Com um preço pré-fixado, os compradores anunciam a quantidade de cada produto que desejam comprar.


Com o passar das rodadas, o preço dos produtos são reajustados, buscando garantir a compra e a venda.


Vale ressaltar que, os preços de referência podem flutuar positivamente, se a quantidade demandada a um referido preço for maior que a ofertada, ou negativamente, se a demanda for menor que a oferta no preço pré-fixado.


Com o final de cada rodada o comprador oferece um novo lance, definindo novamente a quantidade requerida do produto com o novo preço estabelecido pelo gerente comercial.


Os produtos podem ser comprados com diferentes prazos de entrega, conhecidos como períodos de contrato.


O leilão chega a seu final quando a quantidade demandada reflete exatamente a quantidade ofertada. Assim é definido um preço em comum para os produtos em questão.


Normalmente, o tempo de duração de cada leilão é aproximadamente duas horas.


Os compradores não podem mudar o valor do lance. O lance é dado na primeira rodada, pelo gerente comercial, e o comprador pode alterar a quantidade total a ser comprada a partir desse ponto.


Em resumo, o leilão é dividido em cinco etapas principais:


- Cinco dias antes do leilão são confirmadas as quantidades disponíveis e os preços iniciais;


- Os compradores especificam as quantidades e quais produtos desejam comprar, e o gerente, após determinado tempo, encera a rodada;


- São feitas sucessivas rodadas onde o gerente comercial aumenta ou diminui os preços e os compradores ajustam as quantidades requeridas, até o momento em que a quantidade demandada se equilibra com a quantidade ofertada;


- O gerente comercial confirma o lance que venceu a compra de determinada quantidade;


- Após alguns dias o comprador é contatado pelo vendedor para concluir o contrato de venda.


Colaborou Fernando Giglio Amadio, zootecnista em treinamento pela Scot Consultoria.



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