• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

De jeito nenhum


Quinta-feira, 31 de outubro de 2013 - 17h51

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP. Diretor-fundador da Scot Consultoria. Analista e consultor de mercado, com atuação nas áreas da cadeia de pecuária de corte, de leite, ovinos, grãos e insumos agropecuários. Palestrante, facilitador e moderador de eventos conectados ao agronegócio. Presidente da Associação dos Profissionais para a Pecuária Sustentável. Membro do Conselho Consultivo da Phibro, Membro do Conselho Técnico do programa Bifequali da Embrapa Sudeste e coordenador das ações gerais da Scot Consultoria.

Contrate uma palestra de Alcides Torres


Um comentarista da Rádio CBN, comentou recentemente sobre o programa de Agricultura de Baixo Carbono do governo federal, fundamentado na linha de crédito de mesmo nome. Essa linha de crédito tem o fim de financiar ações de trabalho para a redução dos gases de efeito estufa gerados pela produção de alimentos.


O comentarista faz um preambulo sobre a linha de financiamento desde o seu lançamento em 2009 e das dotações em 2010/11 e em 2011/2012. Ele diz que tem grana e que a grana está sendo mal usada, que o programa fugiu de seus objetivos, que está distorcido.


Na verdade parte das dotações não é usada. E por que não?  Por que o pessoal do sistema bancário que tem que oferecer esses créditos, nem sabem que eles existem e, por que a bronca para ter acesso ao crédito é tão grande que a grana fica lá mesmo.


Mas tem gente que consegue e, boa parte da grana tem sido usada para a recuperação de pastagens. Nesse ponto é que o comentarista diz que há distorções, no entender dele, esse dinheiro não deveria ser aproveitado pela bovinocultura. Preconceito? Não sei, mas informo que uma das melhores e mais bem sucedidas receitas de captação de carbono é um pasto produtivo e bem manejado. A pesquisa permite essa afirmação. A bovinocultura embora emita gases de efeito estufa, quando se faz um balanço criterioso, considerando o universo pecuário, o resultado é positivo. Por que dizer que há distorção?


A produção de alimentos (carne bovina, soja, milho, ovos, arroz, feijão, alface, tomate, etc.), não deveriam sofrer restrições. De jeito nenhum.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja