• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Uma lição de empreendedorismo


Segunda-feira, 15 de julho de 2013 - 15h31

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Uma ex-faxineira foi escolhida recentemente, pelo jornal Estado de São Paulo, a empreendedora do ano.  O prêmio é mais que merecido e demonstra com clareza como o mercado recompensa aqueles que servem bem aos consumidores.


Zica, como também é conhecida a empresária Maria Helena de Assis, começou a trabalhar com 9 anos como babá. Foi faxineira e empregada doméstica, mas nunca desistiu do seu sonho: desenvolver um produto para tratar seu cabelo, crespo e muito volumoso. Depois de dez anos de pesquisa, ela chegou a uma formulação e criou o Instituto Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos e ondulados, que já emprega 1,7 mil funcionários.


O papel do empreendedor numa economia de mercado é exatamente identificar demandas reprimidas dos consumidores e satisfazê-las, criando produtos e serviços que eles valorizem. É assim que funciona a lei da oferta e da demanda: quanto maior a demanda, maiores os lucros daqueles que souberem e puderem satisfazê-la.


Mas uma coisa me preocupou nessa história.  Maria Helena desenvolveu seu produto de forma absolutamente artesanal e, embora milhões de consumidores já o tenham testado e aprovado, agora que sua empresa é um sucesso, eventualmente ela poderá ter problemas com o governo, especialmente com a famigerada ANVISA e sua sanha de proteger os consumidores indefesos e ignorantes da ganância de Zica.  Espero que não consigam frear mais uma história de sucesso.

Por João Luiz Mauad



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja