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Comissão Europeia adota pacote de propostas para estabelecer um novo quadro regulamentar relativo aos controles sanitários


Segunda-feira, 10 de junho de 2013 - 18h23

Zootecnista, formada pela Universidade Estadual Paulista-UNESP com MBA em Gestão de Negócios pela Pecege USP/Esalq. É editora-chefe da área de pecuária de leite e da Carta Leite. Pesquisadora e analista do mercado pecuário (boi gordo, leite, grãos, frangos, suínos e insumos para a atividade). Ministra palestras e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi gordo, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.


Em 6 de maio, a Comissão Europeia adotou um pacote de propostas para consolidar e atualizar o acervo atual sobre a saúde animal, sanidade vegetal e sementes. O pacote também estabelece novas regras para os controles oficiais nesses três setores, incluindo as regras para os controles oficiais na importação de alimentos na UE. O corpo atual da legislação da UE que abrange a cadeia alimentar é composta por quase 70 peças de legislação. A reforma proposta visa cortar isso para baixo e inclui uma proposta de regulamento sobre a Saúde Animal; uma proposta de regulamento relativa às medidas de proteção contra pragas de plantas, uma proposta de regulamento relativo à produção e disponibilização no mercado de sementes e uma proposta de regulamento relativo aos controles oficiais e outras atividades realizadas para assegurar a aplicação da lei de alimentos e alimentação, regras de saúde e bem-estar animal e produtos fitofarmacêuticos.


O objetivo da reforma proposta é modernizar e simplificar o quadro regulamentar da UE, para tomar uma abordagem baseada mais para a proteção da saúde (centrando-se sobre as questões relevantes) e de estabelecer controles eficientes para garantir a aplicação efetiva das regras na cadeia alimentar. Nos três setores abrangidos pela reforma (fitossanitárias, sementes e animais) deve-se destacar:


Para regular a saúde animal na UE, o pacote apresenta uma única peça de legislação baseada no princípio de que "é melhor prevenir do que remediar" por melhorar e harmonizar a detecção de doença em Estados-Membros da UE e as medidas de controle para lidar com a segurança da saúde, alimentação humana e animal e riscos, de forma coordenada. Este sistema avançado, com novas regras de identificação e registo dos animais, bem como a introdução de uma maior flexibilidade para o sistema permitirá que agricultores e veterinários possam rapidamente reagir e limitar a propagação de doenças e minimizar seu impacto sobre a pecuária, e em consumidores. Além disso, a proposta relativa à saúde animal apresenta uma categorização / priorização de doenças, o que requer uma intervenção em nível da UE, permitindo uma abordagem baseada no risco e uso adequado dos recursos.


A estratégia europeia em matéria de saúde animal funda-se numa avaliação lançada pela Comissão Europeia em 2004 e abrange a saúde do conjunto dos animais da União Europeia (UE).


Os seus objetivos são os seguintes: proteger a saúde pública e a segurança dos alimentos; promover a pecuária e a economia rural; assegurar as deslocações necessárias dos animais; contribuir para o desenvolvimento sustentável da UE.


Para tanto quatro pilares foram erguidos:


- Primeiro pilar: definição das prioridades de intervenção da UE;


- Segundo pilar: modernização do enquadramento regulador da saúde animal;


- Terceiro pilar: prevenção das ameaças para a saúde animal, vigilância e grau de preparação para as situações de crise;


- Quarto pilar: ciência, inovação e investigação.


Em relação aos aspectos fitossanitários, as respectivas propostas preveem que a agricultura da UE, as florestas e o patrimônio natural estão sendo ameaçadas por pragas e doenças que atacam plantas e que a introdução de novas espécies de pragas aumentou como resultado da globalização do comércio e das alterações climáticas. Para evitar que novas pragas se estabeleçam na UE e para proteger os produtores de plantas, bem como o setor florestal, a Comissão Europeia propõe atualizar o regime fitossanitário existente, concentrando-se sobre o comércio de alto risco proveniente de  terceiros países e aumento da rastreabilidade do material de plantio em mercado interno. A legislação proposta também introduz novas medidas de vigilância e de erradicação precoce de surtos de novas espécies de pragas e a compensação financeira para os produtores atingidos por essas pragas quarentenárias.


O principal objetivo da legislação comunitária em matéria de fitossanidade é proteger a segurança dos alimentos de origem vegetal e assegurar a situação sanitária e qualitativa das colheitas em todos os Estados-Membros.


Também regulamenta o comércio de plantas e produtos vegetais no seio da UE, assim como as importações do resto do mundo, de acordo com as normas e obrigações fitossanitárias internacionais.


A UE acompanha a venda e a utilização dos produtos fitossanitários ou pesticidas e estabelece normas para o acompanhamento e o controle dos resíduos de pesticidas. Aplica medidas preventivas de proteção contra a introdução e a propagação, na UE, de organismos prejudiciais às plantas ou aos produtos vegetais. Assegura ainda condições de qualidade para a venda de sementes e materiais de propagação no interior da UE.


Do material reprodutivo da planta (incluindo sementes), o objetivo da proposta aprovada pela Comissão Europeia é fornecer regras mais simplificadas e flexíveis para a comercialização de sementes e material de propagação de outras plantas com o objetivo de assegurar a produtividade, adaptabilidade e diversidade da produção da UE de culturas e florestas e facilitar a sua comercialização, enquanto a ampla gama de requisitos de teste de materiais melhorados se destinam a contribuir para a proteção da biodiversidade e criação voltada para a agricultura sustentável.


A última versão da proposta de lei propõe ilegalizar todas as sementes que não sejam registradas nos Catálogos Nacionais de Variedades. Apenas excluí desta obrigação as sementes utilizadas na investigação ou em bancos oficiais de sementes e a troca informal e gratuita entre pessoas que não sejam criadores ou agricultores.


O termo "comercialização" foi ampliado, passando a incluir qualquer troca ou cedência, mesmo gratuita, entre quaisquer pessoas ou organizações ligadas à produção de sementes. Ou seja, apenas utilizadores finais "leigos" não estão abrangidos pelo regulamento (Nota 6/5/2013: a isenção foi alargada para operadores com <10 empregados). As sementes tradicionais (chamadas "de conservação" ou "populacionais"), uma vez que não conseguem cumprir com as exigências atuais de distinção/diferenciação, homogeneidade e estabilidade, devido à sua natural (e desejável para a adaptação a novos solos e climas) variabilidade, podem ser registadas com uma "Descrição Oficial Reconhecida", no entanto isto só será válido para sementes presentes no mercado antes da entrada em vigor da Lei e deve ainda ser acompanhada por uma denominação da região de origem (muito difícil de estabelecer). Adicionalmente estas sementes, depois de registadas, apenas podem ser produzidas na sua "região de origem". Novas variedades regionais/tradicionais, ou variedades tradicionais que não circulavam no mercado antes da entrada em vigor da Lei, não poderão ser registradas e a sua transação será ilegal.


Com relação aos controles oficiais nos três setores referidos, a proposta afirma que há uma necessidade de reforçar os instrumentos atualmente disponíveis para as autoridades competentes dos Estados-Membros da UE para verificar a conformidade com a legislação da UE através de controles, inspeções e testes. Regulamento (CE) n º 882/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril de 2004 relativo aos controles oficiais realizados para assegurar a verificação do cumprimento da lei e dos alimentos, saúde animal e as regras de bem-estar se aplica atualmente, juntamente com as disposições setoriais, que regulam, respectivamente, as importações de animais e produtos de origem animal, os de produtos vegetais e plantas, e os controles sobre os genéricos alimentícios e alimentos para que um risco específico requer maior atenção nas fronteiras. Em vez disso, a Comissão Europeia propõe agora a estabelecer um conjunto de regras comuns aplicáveis ​​a todos os controles realizados em animais e bens que entram na UE para aumentar a eficiência e ajudar na priorização de controles com base no risco. A Comissão Europeia argumenta que escândalos alimentares recentes têm mostrado a necessidade de uma ação efetiva por parte das autoridades para proteger os consumidores e operadores dos riscos (também em termos econômicos) que podem surgir a partir de violações das regras ao longo da cadeia alimentar. A proposta relativa aos controles oficiais inclui a exigência para os Estados-Membros da UE introduzirem sanções financeiras mais duras para a fraude alimentar, assegurando que as multas serão proporcionais ao ganho potencial econômico, a fim de ser verdadeiramente dissuasoras (Título VII da ação Enforcement proposta, Capítulo I - A ação as autoridades competentes e penalidades). A Comissão Europeia propõe igualmente dispor de poderes para ordenar os Estados-Membros da UE para a realização de testes e controles em casos de suspeita de fraude e adulteração de alimentos, ao invés de apenas recomendar testar, como é atualmente o caso (Título VI das Actividades da União proposta - Capítulo I Comissão controla). Sem aviso prévio os controles in loco na cadeia de abastecimento alimentar são propostos para reduzir o risco de fraudes, como a recente em carne de cavalo, que foi rotulada e comercializada como carne bovina.


Do ponto de vista do comércio internacional, as propostas mais importantes são feitas no domínio dos controles oficiais. A base jurídica para adaptar atos delegados, na seção II da proposta (controles oficiais na fronteira com Controle de Mensagens em animais e bens) destina-se a permitir que a Comissão Europeia elabore uma lista detalhando que os animais e bens específicos (incluindo seus respectivos códigos NC) devem ser controlados. De acordo com o pacote proposto, à Comissão Europeia será dada o poder de definir os casos e as condições em que os animais e as mercadorias podem ser isentos de tais controles. O pacote também prevê novas entidades e documentos: Border Controle Mensagens (doravante PCN) substituirá as diferentes entidades atualmente incumbidas de funções de controle de fronteiras. Propõe-se estabelecer requisitos comuns para BCPs com a possibilidade de a Comissão Europeia para refinar tais requisitos e ter em conta as características específicas relacionadas com as diferentes categorias de animais e mercadorias controladas. As regras harmonizadas para a designação, perfil, retirada e suspensão de BCPs também serão estabelecidas. Um novo documento de entrada de Saúde comum (a seguir, CHEd) foi proposto para ser utilizado pelos operadores para a notificação prévia obrigatória da chegada das remessas de animais e bens e pelas autoridades competentes para gravar os controles sobre as remessas e as decisões tomadas. Sob o regime proposto, a Comissão Europeia vai ter poderes para estabelecer o formato do CHEd, as modalidades para o seu uso, e os requisitos mínimos de tempo para a notificação prévia de remessas BCPs.


Finalmente, a Comissão Europeia propõe atualizar o sistema dedicado à gravação e os resultados de rastreio de controles oficiais, o controle de Comércio e Sistema Especialista (TRACES), criado pela Decisão 2003/24/CE da Comissão, de 30 de Dezembro de 2002, sobre o desenvolvimento de um sistema informático veterinário e, atualmente, utilizado para a gestão de dados e informações sobre os animais e produtos de origem animal e dos controles oficiais, de modo a permitir a sua utilização para todos os produtos para os quais a legislação da EU para a cadeia agro-alimentar estabelece requisitos específicos ou modalidades de controle oficiais.


Com a aprovação do pacote de medidas sobre a saúde animal e vegetal, sementes e controles oficiais nesses setores, a Comissão Europeia deu início ao processo legislativo. O pacote de medidas ainda precisa ser aprovada pelo Conselho da UE e pelo Parlamento da UE. A Comissão Europeia estima que o pacote entrará em vigor em 2016. A reforma terá um grande impacto sobre a importação de alimentos, commodities, sementes e plantas para a UE. Também questões como o uso de medicamentos veterinários e produtos fitossanitários e respectivos resíduos estão presentes na reforma. É cedo para prever se determinados elementos da reforma, como, por exemplo, o SBDC propostas pelo Ched em relação às importações provenientes de países terceiros e à modernização do sistema TRACES, contribuirá para um sistema de controle que funciona de forma harmoniosa e não resultar em novos requisitos, formalidades e controles que, na pior das hipóteses, estabeleça barreiras sanitárias e fitossanitárias e barreiras técnicas ao comércio na União Europeia. Governos de países terceiros e dos operadores da cadeia alimentar são aconselhados a acompanhar atentamente o processo legislativo em curso e analisar os diferentes elementos das medidas propostas para ver se os seus legítimos interesses podem ser afetados.


A estratégia da UE em matéria de segurança dos alimentos é: englobar a segurança dos alimentos, a saúde e o bem-estar dos animais e a fitossanidade; assegurar a rastreabilidade dos alimentos desde a exploração agrícola até à mesa do consumidor, mesmo quando atravessam fronteiras internas da UE, de forma a evitar obstáculos ao comércio e garantir uma oferta variada de alimentos e prever normas rigorosas aplicáveis tanto aos alimentos produzidos na UE como aos alimentos importados.


Se as novas leis forem aprovadas os países exportadores para a UE terão que repensar e se adequar as novas exigências.


Fonte: FratiniVergano. 17 de maio de 2013.


Traduzido e comentado (em azul) por Juliana Pila.



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