• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Tudo o que estamos dizendo é para dar uma chance à liberdade


Quinta-feira, 18 de abril de 2013 - 17h15

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


É com profunda tristeza que o mundo recebeu a notícia do atentado à bomba em Boston, EUA. As causas e consequências desse tipo de ato são muito profundas para um breve comentário, mas é possível traçarmos algumas diretrizes básicas.


Do lado das causas, governos só devem entrar em conflitos armados em última instância. Guerra é a maior inimiga da liberdade, e invasão a países vizinhos inevitavelmente traz como consequência o revanchismo. Protecionismo é outra grande causa de guerras, pois, como diria Bastiat, "quando produtos não puderem cruzar as fronteiras, exércitos irão". Teorias coletivistas que diluem o indivíduo dentro de um grupo, como racismo, etnicismo, sexismo, classismo, nacionalismo e fundamentalismo religioso são grandes propulsoras de guerras.


Pelas consequências, guerras levam à destruição da liberdade econômica, com altos impostos e direcionamento da produção econômica, ao fim das liberdades civis, como o direito de ir e vir, de expressão e à privacidade, e até mesmo de garantias como o habeas corpus.


Para evitarmos verdadeiramente atos horrendos como este, precisamos investigar e punir os agentes criminosos, mas, ao mesmo tempo e com muita ênfase, precisamos desestruturar a base terrorista com aquilo que faz a sociedade liberal ser melhor do que a deles: comércio e cooperação social entre indivíduos livres. Quando há comércio e cooperação social, os diferentes se toleram, transformando-se de inimigos em amigos.


John Lennon uma vez escreveu que deveríamos dar uma chance à paz. Vamos acatar esse pedido? Basta dar uma chance à liberdade.


Por Bernardo Santoro



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja