• Segunda-feira, 25 de março de 2019
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Argentina: mais carne no prato e menos boi no pasto


Segunda-feira, 18 de março de 2013 - 15h00

por Douglas Coelho

zootecnista formado pela UNESP – Jaboticabal-SP e sócio da Radar Investimentos.


Segundo dados do Instituto de Promoción de la Carne Vacuna Argentina (IPCVA), no ano passado  o consumo médio anual de carne bovina da população argentina foi de 59,0 quilos per capita.


Na comparação com o consumo do ano anterior, de 56,6kg por habitante, houve incremento de 4,2%. Observe a figura 1.



Ao analisar friamente estes dados, o viés para o setor pecuário argentino parece ser positivo no último ano, porem, o cenário é diferente.


O país foi prejudicado por uma forte seca em 2011 e 2012, isto reduziu as áreas de pastagens e encareceu os custos de produção, principalmente do confinamento.


Como consequência disto houve desinvestimento na atividade e descarte de parte do rebanho, o que aumentou a disponibilidade de carne no mercado interno.


Os abates saíram de 11,1 milhões de cabeças em 2011 para 11,6 milhões de bovinos abatidos no ano passado, aumento de 4,5%.


O aumento dos abates em função do descarte só piora a situação da pecuária do país vizinho, que trabalha em crise há anos, em função de políticas governamentais que interferiam nas exportações.


A escassez de animais terminados para o abate fez com que o número de frigoríficos ativos (federais, estaduais e municipais) caísse de 486 em 2010 para 350 em 2011. 


Considerações finais


A pecuária a todo instante tem sofrido pressão, seja por parte da agricultura, da economia, e do ambientalismo mal enviesado.


É lastimável ver o consumo de carne bovina crescer pelo fato citado acima e não através de ações de marketing e melhora da articulação dos elos do setor.



Diante de tantas tecnologias, o que de fato traz resultado para o seu negócio? Descubra no Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria. GARANTA SUA VAGA! De 2 a 5 de abril no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, Ribeirão Preto-SP.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar
Scot - Facebook Leite
 
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss Scot - Linkedin

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



TV Scot

Podcasts



Loja

Facebook





  • Copyright 2019, Scot Consultoria, Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 • Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000 | +55 17 3343 5111