• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Participação de fêmeas nos abates no terceiro trimestre de 2012


Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 - 10h46

Médico Veterinário pela UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, mestrando em Administração de Organizações na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Consultor de mercado. Coordenador da divisão de couro e sebo. Coordenador da divisão de consultoria a revendas agropecuárias. Coordenador da divisão de reprodução animal. Editor chefe do informativo Boi & Companhia.


A participação de fêmeas nos abates é um indicativo importante da fase do ciclo pecuário.


O último ano foi o segundo de acréscimo na participação de fêmeas nos abates, o que, associado ao aumento observado na oferta de animais terminados e de reposição, caracteriza a fase de baixa do ciclo de preços.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as fêmeas compuseram 40,4% dos abates formais no terceiro trimestre de 2012.


Houve aumento de 2,8 pontos percentuais em relação à participação no mesmo trimestre de 2011, de 37,6%.


A figura 1 mostra a evolução da composição de fêmeas nos abates nos terceiros trimestres, desde 2000.



Esta foi a maior participação no trimestre desde 2006, quando as fêmeas compuseram 41,1% dos abates formais.


No acumulado do ano, de janeiro a setembro, vacas e novilhas representaram 43,2% dos abates, ante 41,3% em 2011. A participação este ano foi a maior desde 2006, quando esta atingiu 44,6%.


A participação de fêmeas nos abates no acumulado do ano é maior que no terceiro trimestre devido à concentração dos abates de fêmeas nos primeiros três meses do ano, com o descarte das que não emprenharam na estação de monta.


No acumulado até setembro, os abates de machos somaram 12,98 milhões de cabeças, aumento de 3,3%, frente as 12,57 milhões de cabeças abatidas em 2011, no mesmo período.


Devido à fase de baixa do ciclo, caracterizada pela pressão sobre as cotações e rentabilidade da cria pressionada, há aumento nos abates de vacas, que, além de meio de produção, são ativos altamente líquidos.


Nos primeiros nove meses de 2012 os abates de vacas e novilhas somaram 9,89 milhões de cabeças, ante 8,86 milhões no mesmo intervalo em 2011, aumento de 11,6%.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja