• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O que Obama ainda não percebeu sobre o aumento de impostos


Quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 - 17h06

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


O presidente Obama acredita que sua reeleição deu-lhe um mandato para aumentar os impostos sobre os altos salários. Quem está nos altos escalões já paga impostos elevados e um aumento adicional pode reduzir o crescimento econômico e a produtividade como um todo.


O crescimento hoje dos EUA é fraco, com uma produção total 13,5 por cento menor do que seria previsível se tivéssemos continuado com a tendência de crescimento pré-2008.


A taxa média de imposto marginal efetiva é de cerca de 40 por cento quando se levam em conta todos os impostos sobre os rendimentos e gastos dos consumidores, o imposto de renda federal, os estaduais e os municipais, além da Previdência Social e os impostos sobre os salários.


O aumento de impostos provocará um ligeiro aumento das receitas, mas irá reduzir a atividade econômica como um todo.


Isto porque os elevados impostos sobre a renda do trabalho e sobre o consumo reduzem o incentivo ao trabalho ao tornar o consumo mais caro, comparativamente com o lazer.


Os trabalhadores têm menos incentivo para trabalhar e produzir mercadorias quando recebem menos dinheiro pelo seu trabalho. O incentivo ao trabalho é ainda mais reduzido quando o governo aumenta a transferência de renda que não exige trabalho algum.


Outras economias ao redor do mundo oferecem exemplos dos efeitos negativos que uma taxa de imposto mais elevada poderá ter sobre a economia dos EUA.


Quando as taxas de impostos eram baixas na década de 1950, muitos europeus ocidentais trabalhavam mais horas per capita.


No entanto, quando as taxas de impostos aumentaram ao longo das décadas, houve um declínio de 30 por cento em horas de trabalho.


Além disso, o empreendedorismo é muito mais baixo na Europa porque as pessoas são desencorajadas a criar empresas.


A elevação das taxas marginais de imposto nos Estados Unidos terá efeitos semelhantes. Além de reduzir o número de horas de trabalho, o aumento de receita pode levar o governo a continuar com políticas tais como Dodd-Frank, salvamentos financeiros e subsídios para diferentes setores da economia repletos de ineficiência econômica.


Em vez disso, o governo deve tornar a economia mais produtiva, diminuindo as taxas marginais de imposto e acabando com as regulamentações onerosas. Além do mais, as políticas de imigração precisam ser alteradas de modo a atrair os melhores e mais brilhantes de outros países para revigorar o espírito empreendedor que tem mantido os Estados Unidos competitivos durante décadas.


Por Ligia Filgueiras

Fonte: Wall Street Journal. Por Edward C. Prescott e Lee E. Ohanian. 11 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja