• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O novo ambientalismo: a ministra Izabella Teixeira no programa Bom Dia Ministro


Terça-feira, 13 de novembro de 2012 - 11h58

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).




* Reprodução permitida desde que citada a fonte.

 


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse na última sexta-feira (9) no programa de rádio "Bom Dia, Ministro", que nos próximos dois anos o governo vai realizar campanhas de esclarecimento do novo Código Florestal, voltadas aos produtores rurais e que terá envolvimento de organizações de classe ligadas aos setores agropecuário e ambiental.


O governo federal vai adquirir imagens de satélites em alta resolução como parte da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que entrou em vigência com o novo Código Florestal. Assim, proprietários rurais podem fazer sua inscrição gratuitamente no CAR.


"Será uma gestão de tranquilidade, onde todos serão informados sobre o que vai acontecer e como irá acontecer. As imagens feitas em todos os estados e municípios possibilitarão a realização gratuita do CAR. A partir destes dados, vamos avaliar a situação e propor medidas de recuperação", explicou a ministra durante o programa.


Mudança de postura: ambientalismo puro, sem adjetivos


Durante a entrevista, Izabella Teixeira disse que não interessa ao ministério multar proprietários. Segundo ela, o interesse do governo está voltado à regularização de todos os imóveis. "Prefiro reconhecer as boas praticas e dizer que o Brasil produz alimentos com sustentabilidade e mostrar que é possível ser grande produtor protegendo o meio ambiente."


Desmatamento


Izabella adiantou que a taxa anual de desmatamento da Amazônia de 2012 deve apresentar uma nova queda, segundo dados do sistema Prodes. No entanto, a ministra não divulgou detalhes, afirmando que os números devem ser apresentados em breve.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja