• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

As eleições em São Paulo


Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 15h00

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


O principal colégio eleitoral do Brasil está às portas de eleger seu prefeito, até o momento, Celso Russomano, caracterizadamente um demagogo. Ele está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, sobrepondo-se ao tucano Serra e ao lulista Fernando Haddad.


A campanha era, até então, marcada por discussões de caráter municipal, com Lula transferindo seu prestígio pessoal ao candidato do PT, enquanto Serra tentava a chamada "via da eficiência administrativa" como instrumento eleitoral. As primeiras decisões do STF, especialmente a caracterização e penalização do petista João Paulo Cunha, abriram uma janela de oportunidades para José Serra.


Ideologicamente falando, PT e PSDB são postulantes de mesmo matiz. Ambos acreditam que, quanto mais governo, melhor. Mas as primeiras condenações do Mensalão, como comentado, oferecem a José Serra uma oportunidade única de diferenciação: a corrupção.


Lula fez tudo o que podia e o que não deveria para adiar o caso do Mensalão, com incursões perigosas no campo ético. Tentou, de todas as maneiras, adiar o julgamento de Zé Dirceu e seu bando. Sabe que, moralmente, a condenação é certa.


Por Arthur Chagas Diniz



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja