• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Código Florestal: onde estava Sarney Filho?


Terça-feira, 4 de setembro de 2012 - 10h02

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


Não sei quanto a vocês, mas eu estou muito curioso para entender por que Sarney Filho não compareceu à Sessão da Comissão Mista que aprovou o Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória do Código Florestal. Vocês não acham estranho?


O texto só seria aprovado por unanimidade. Se houvesse uma única discordância não haveria como aprovar o texto e a MP provavelmente cairia por decurso de prazo. Sarney Filho era membro titular da comissão mista desde o dia 17 de julho, conforme o Ofício nº 143, de 2012, da Liderança do Bloco PV/PPS. A presença dele seria suficiente para inviabilizar a aprovação do texto. Mas Sarneyzinho não compareceu à sessão. Vocês não acham estranho?


Logo depois da aprovação Sarney Filho divulgou em seu site pessoal uma nota do PV justificando sua ausência pela impossibilidade de evitar a aprovação do texto. Mentiu. A simples presença dele na sessão seria suficiente para derrubar a MP uma vez que a unanimidade era necessária.


A pergunta que fica é: por que Sarneyzinho não compareceu? Por que o filhotinho de Sarney deixou que a MP do Código Florestal fosse aprovada mesmo tendo o poder de derrubá-la?


Talvez nós, meros mortais, nunca saibamos. Mas a gente pode elucubrar, não pode? Raciocinem comigo. Ano que vem, 2013, haverá eleição para a presidência do Senado. O atual presidente é Sarneyzão, o pai. O governo teme que o nome do senador Renan Calheiros tome corpo na corrida pela sucessão de Sarneyzão. Dilma já teve algumas conversas com o senador e atual ministro de Minas e Energia, Edson Lobão nesse sentido. De onde é mesmo que vem Edson Lobão?


Isso aí, Lobão vem do Maranhão, terra de Sarneyzão, o pai, e de Sarneyzinho, o filho, minha terra também. Todos viemos do longínquo Sarneyquistão do Sul. Lobão é do grupo político de Sarneyzão desde quando ainda era só um lobinho e Sarneyzinho corria de ceroulas nas APPs nuas do Rio das Balsas.


Eu me espantaria se Sarneyzão & Sarneyzinho tivessem negociado a ausência do PV na Comissão do Código Florestal em troca do endosso do PMDB ao nome de Lobão na corrida pela presidência do Senado. Antes de virar ambientalista Sarneyzinho já era (e continua sendo) um Sarney. Não foi ele quem ajudou o dono do PV, José Luiz Penna, a chutar o traseiro magro da Marina Silva pra fora do partido quando Marina tentou grilar a legenda?


Mas isso é só uma elucubração. Existem muitas outras possibilidades. Sarneyzinho pode ter perdido o voo para Brasília, pode ter ido de helicóptero visitar uma das ilhas do papai, ou a casa da mana na APP do Rio Preguiça, poderia estar ocupado abrindo covas numa APP para recuperar um manancial hídrico importante na bacia hidrográfica do Rio Pindaré, pode ter sido acometido de uma dor de barriga insuportável depois de comer um arroz de cuxá. Muita coisa pode ter acontecido para que Sarneyzinho deixasse o Código Florestal ser aprovado.


Uma coisa é certa: foi a ausência dele que tornou possível a aprovação da MP do Novo Código Florestal na Comissão Mista. A pergunta que fica, cuja resposta talvez nunca saibamos é: por que Sarneyzinho não compareceu?



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja