• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Só para contrariar as expectativas


Sexta-feira, 17 de agosto de 2012 - 15h24

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


A expectativa da camada mais esclarecida e bem informada da população brasileira era a mesma das autoridades responsáveis pela segurança pública em Brasília: a de que o julgamento dos réus do Mensalão atraísse para a capital do país grandes levas de manifestantes.


Tanto as dos que aguardam ansiosamente as condenações dos 36 réus pedidas pelo procurador-geral da República quanto as daqueles que, açulados por José Dirceu, já fizeram várias manifestações clamando pela absolvição do principal réu.


Tendo essa expectativa, os responsáveis pela segurança pública, temendo a probabilidade de confrontos entre as "duas torcidas", prepararam um forte esquema de segurança.


Numa praça em frente do prédio do STF, reservaram áreas cercadas para as torcidas do "Flamengo" e do "Corinthians", as duas maiores do Brasil.


Mas passados alguns dias do grande julgamento, não há viva alma no local e o forte contingente destacado para impor a ordem pública ficou reduzido a um pequeno número de policiais.


O Jornal Nacional da TV Globo, em 11/8/2012, após comunicar esse fato inesperado, fez um breve comentário: Essa era a maior prova da profunda indiferença do povo em relação ao julgamento do Mensalão.


No que se refere à "torcida do Corinthians", essa indiferença pode ser compreendida como uma desesperança em relação à condenação dos réus, mas fica difícil atribuir a mesma causa da indiferença à "torcida do Flamengo".


Ou seja: aos acólitos e admiradores do "chefe da quadrilha", nas palavras de Roberto Gurgel, o procurador-geral.


Às vésperas do julgamento, eles faziam marchas clamando pela absolvição de José Dirceu.


Como entender que agora que a corda já está colocada no seu pescoço, faltando apenas acionar o alçapão, eles não saiam às ruas fazendo um estardalhaço?


Será que não têm pressa para tirar o pai da forca?!


Por outro lado, a indiferença da "torcida do Corinthians" tanto pode ser um sinal de total descrença no Supremo - um caso particular da impunidade geral reinante no país - como também pode ser um sinal do sono letárgico que se abateu sobre o povo brasileiro.


Fortemente entorpecido, como os milhões de chineses durante o Império do Ópio, o povo já não se importa com mais nada, nem mesmo com a vergonhosa derrota da seleção para o México na Olimpíada de Londres.


Ah! Foram-se os tempos do saudoso Nelson Rodrigues, em que a seleção era "a pátria de chuteiras"...

Por Mario Guerreiro



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja