• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ambientalistas acusam Incra de ser o maior desmatador da Amazônia


Terça-feira, 10 de julho de 2012 - 11h13

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


Vocês lembram do Stedile apoiando a campanha das ONGs contra a reforma do Código Florestal? Lembram do Ministro do Desenvolvimento Agrário defendendo a posição das ONGs na reforma do Código Florestal? Lembram dos militantes do MST e ambientalistas destruindo o stand da CNA na Rio+20?

Pois é. O Ministério Público Federal do Pará acaba de entrar com ações na justiça contra o Incra. Os emepéios usam dados da ONG ambientalista IMAZON para fundamentar a acusação de que o órgão responsável pela reforma agrária é o maior desmatador da Amazônia.

De acordo com o MP, os dados da ONG Imazon mostram que quase 30% do desmatamento ilegal na Amazônia foram nos assentamentos do Incra. Em 2005 o desmate nos projetos de reforma agrária representava um quinto do desmatamento total na floresta amazônica. Em 2011, a proporção aumentou para quase um terço.

O Pará é o estado com o maior número de projetos de reforma agrária, 1.220. Segundo o MP, na maioria deles o desmatamento ilegal atinge de 50% a até 100% do território. No assentamento Tuerê, no sudeste do Pará, o desmatamento aumentou seis vezes em 10 anos.

Segundo o emepéio Daniel Azeredo disse ao Jornal Nacional que "a orientação do Incra aos assentados é de que se não desmatar, não vai haver a criação do assentamento e consequentemente a reforma agrária. Você tem o incentivo da autarquia federal no desmatamento".

Entre outras medidas, o Ministério Público pede a proibição de novos assentamentos e a recuperação das áreas degradadas. Nem o Incra, nem o MST se manifestaram sobre o assunto

Eis aí, Sr. Pepe Vargas! Eis aí, Sr. Afonso Florence! Eis aí, Pedro Stedile!



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja