• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A manutenção do Presidente do Banco Central


Terça-feira, 27 de fevereiro de 2007 - 13h44

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


O Presidente Lula articula a formação da eventual nova equipe de Ministros ao mesmo tempo em que repensa os nomes dos outros postos mais importantes do governo. Especificamente na área econômica administra dois perfis distintos: um do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e outro do Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Mantega é menos ortodoxo, isto é, menos tradicional e pensa em maior liberação da economia. Já Meirelles segue a cartilha clássica, ortodoxa, entende que a condução da economia brasileira deve se dar com postura conservadora, monitorando-a com política monetária restritiva, utilizando entre outros instrumentos a elevada taxa de juros. Nos bastidores do PT há forte pressão para saída do Meirelles. Os militantes daquele partido entendem que seria o momento de maior arrojo do governo e com o atual Presidente do Banco Central essa prática fica mais difícil. Lula manterá Meirelles. Isso já saiu na imprensa. Na prática teremos um governo com duas vertentes: uma querendo acelerar já o crescimento e outra querendo crescer, mas gradativamente. Se de um lado parece uma contradição de outro pode ser o tempero necessário para garantir um pano de fundo as pretensões de Lula, ou seja, poderá sofismar, tendo um discurso que não coincidirá com a prática da política econômica. Do ponto de vista do mercado a decisão em manter Meirelles oferece a “ração” desejada. Considerando que os interesses políticos transcendem o interesse coletivo, neste contexto, a reação dos agentes econômicos será no sentido de entender como positiva a estratégia de Lula o que manterá o atual estágio de confiança no país. Mesmo sem ousadia é desejável ao menos haja melhor sintonia das autoridades econômicas governamentais.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é delegado do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja