• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produção de carne no mundo crescerá 20% até 2030, segundo agência da ONU


por G1

Quinta-feira, 18 de outubro de 2018 - 13h20

Foto: Reprodução/RPC


A produção mundial de carne aumentará em 20,0% até 2030 e a de leite 33,0%, segundo as projeções divulgadas nesta quarta-feira (17/10) pela Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês). 


Em um novo relatório apresentado hoje, a FAO destaca que 77,0% do aumento na produção de carne se dará nos países em desenvolvimento, sobretudo em Brasil, Argentina, China, Índia, México e Paquistão, e 23% nos mais desenvolvidos. 


O mercado, influenciado principalmente pela demanda por frango, continuará sendo dominado pelos maiores produtores, concretamente por Brasil, China, União Europeia (UE) e Estados Unidos. 


Além disso, a produção global de leite crescerá 33,0% entre 2015 e 2030, ano em que a Índia substituirá a UE como o principal produtor e, junto com o Paquistão, será responsável por um terço de tudo que é produzido. 


Crescimento da demanda 


A demanda por produtos de origem animal crescerá em seu conjunto 70,0% entre 2005 e 2050, especialmente nos países em desenvolvimento, onde o consumo de alimentos procedentes dos animais é baixo. 


O diretor do Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI, na sigla em inglês), Shenggen Fan, lembrou na apresentação do relatório que, na maioria dos países da Ásia e da África, o consumo de carne está entre 10 e 12 quilogramas per capita por ano. 


Para o diretor do IFPRI, esse "déficit de acesso à proteína animal" deve ser reduzido, entre outras coisas, para que as crianças não tenham carências nutricionais que as façam sofrer atrasos em seu desenvolvimento. 


O especialista da FAO Alejandro Acosta, autor do relatório, acrescentou que a pecuária contribui para 33,0% das proteínas que as pessoas consomem em nível mundial e a 17,0% das calorias. 


Até 1,3 bilhão de pessoas trabalham nas cadeias de produtos pecuários, um setor que representa 40,0% da produção agrícola nos países ricos e 20,0% nos pobres, segundo a ONU, que calcula que aproximadamente 500 milhões de pobres dependem dos animais para sobreviver. 


Um problema de sustentabilidade está relacionado com o uso de água que a pecuária demanda, pois esta absorve 30,0% dos recursos hídricos destinados à agricultura, que, por sua vez, absorve 70,0% de toda a água doce disponível. 


Também causa preocupação as emissões diretas de gases do efeito estufa, que supõem 8,0% do total e 14,5% se forem acrescidas as emissões indiretas como as derivadas do transporte, do processamento e do uso de energia.


Nesse sentido, Acosta destacou que essas emissões podem ser reduzidas em até 30,0% com melhores práticas e tecnologias, enquanto as pessoas mais pobres podem ser mais resistentes ao clima se tiverem animais entre seus ativos.

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2018/10/17/producao-de-carne-no-mundo-aumentara-em-20-ate-2030-segundo-agencia-da-onu.ghtml



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja