• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

13 de maio é o dia do Zootecnista


Sexta-feira, 13 de maio de 2016 - 05h25


No dia 13 de maio comemora-se o “Dia do Zootecnista”, que em 2016, completa 50 anos. Esta data comemorativa faz referência ao dia da aula inaugural do primeiro curso superior de zootecnia instalado no Brasil, no ano de 1966 em Uruguaiana - RS.


O desenvolvimento tecnológico e dos conhecimentos nas diversas áreas das ciências agrárias foi o grande propulsor da independência da zootecnia dos cursos de medicina veterinária e agronomia. Por ser uma atividade técnica especializada e sendo necessário para o profissional zootecnista um vasto campo de conhecimento multidisciplinar, era impossível em poucos meses de estudos nestes outros cursos agrários adquirir habilidades para desempenhar com maestria esta profissão.


Diante disso, Dr. Octávio Domingues, Presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia SBZ, defendeu em 1952 a criação de um curso de graduação que tratasse os estudos de Zootecnia de forma independente da Agronomia e da Veterinária. Entendia que estas carreiras, responsáveis pelo exercício profissional da Zootecnia, respondiam apenas superficialmente aos desafios pecuários cada vez mais complexos. Dr. Octávio Domingues, ameaçou abandonar a presidência da SBZ caso não se consolidasse a discussão da proposta, que após debates fervorosos, aprovou-se por unanimidade na assembleia a seguinte moção: “Considerando as falhas que se vem observando no currículo das escolas de Agronomia e de Veterinária, na preparação de Zootecnistas em nosso país, sugerimos que, ouvido o plenário, seja recomendado à SBZ que apoie o movimento no sentido da criação de escolas de Zootecnia, a fim de que possam as mesmas formar profissionais devidamente preparados para a especialidade”.


 A independência da profissão de zootecnista foi marcada por uma cadeia de avanços na tecnologia e no conhecimento que sempre complementaram um ao outro. O desenvolvimento da ciência zootecnia e das tecnologias zootécnicas têm acarretado diversas transformações na sociedade contemporânea. O projeto pedagógico do curso, observando tanto o aspecto do progresso social quanto da competência científica e tecnológica, permitiu ao profissional nestes 50 anos, a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, em atendimento às demandas da sociedade.


Atualmente, os 104 cursos de graduação em zootecnia no Brasil tem formando um contingente de profissionais interdisciplinares, com conhecimentos e habilidades nas áreas de economia, administração, extensão rural, assim como, melhoramento genético, ecologia, ambiência, biotecnologia, saúde, bem-estar e manejo. Também engloba a nutrição, formação de pastagens, sistemas de produção animal e industrialização de produtos de origem animal, tendo um amplo campo de atuação.


O zootecnista tem conhecimentos focados na produtividade e rentabilidade na criação de animais. Por meio de planejamento agropecuário, pesquisas nas áreas de seleção e melhoramento genético e técnicas de nutrição e reprodução, atua em toda a cadeia produtiva animal. Este profissional tem a atribuição de planejar e dirigir sistemas de produção e realizar pesquisas e ações técnicas que visem a informar, orientar, gerenciar ou assistir a criação de animais domésticos, selvagens, insetos úteis ao homem e organismos aquáticos, em todos os seus ramos e aspectos.


 A crescente percepção dos problemas ambientais e da eminente falta dos recursos naturais corroborou para a necessidade de rever os modelos de desenvolvimento até agora adotados, com o intuito de criar alternativas para produzir alimentos, sem prejudicar a biosfera. Neste sentido o zootecnista se tornou o protagonista da construção de um novo, saudável e produtivo modo de interagir com as pessoas, os animais e o planeta garantindo a segurança alimentar, intensificação dos sistemas de produção, aumento da produtividade dos animais e a redução da pobreza em face aos desafios ambientais cada vez mais complexos. 


O avanço da zootecnia nos últimos 50 anos tem contribuído de forma significativa para o aumento da produção mundial de alimentos de origem animal. O zootecnista é um dos responsáveis pelo crescimento da produtividade dos animais e pela evolução pecuária global decorrente de fatores como melhorias nas técnicas de produção, infraestrutura, ambiência, nutrição, melhoramento genético, sanidade e o entendimento das relações destes conhecimentos através do manejo direto do animal em busca da sustentabilidade


Fonte: Sindicato Paulista de Zootecnia. Henrique Luís Tavares, 12 de abril de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja