• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil exporta recorde de 10,10 milhões de toneladas de soja em abril


Quarta-feira, 4 de maio de 2016 - 05h35


O Brasil embarcou mais de 10,00 milhões de toneladas de soja em um único mês pela primeira vez em sua história, mostraram nesta segunda-feira (2/5) dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) referentes a abril.


O volume, entre outros motivos, é resultado de grandes volumes negociados ao longo dos últimos meses, quando a cotação do dólar chegou a bater na marca de R$4,00, tornando a soja brasileira bastante competitiva no exterior.


"Teve muita venda antecipada", destacou o analista Luciano Marques, da corretora Gama, na cidade portuária de Santos-SP.


A soja é o principal produto de exportação do Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, com vendas externas de janeiro a abril de US$7,30 bilhões, crescimento de mais de 40,0% ante o mesmo período do ano passado, quando os embarques começaram mais lentamente.


Os embarques de soja totalizaram 10,10 milhões de toneladas no mês passado, ante 8,40 milhões em março e 6,55 milhões em abril de 2015. A marca atual supera o recorde histórico de 9,80 milhões registrado em junho do ano passado.


"Todos sabem que setor do agronegócio no Brasil tem grande competitividade. Quero destacar aqui a importantíssima contribuição que o agronegócio dá ao Brasil na balança comercial e o extraordinário potencial que temos ainda para ampliar essa participação", comentou o ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior, Armando Monteiro.


O resultado também comprova as novas capacidades operacionais máximas dos portos do Brasil, onde novos terminais e obras de expansão têm entrado em operação nos últimos anos.


Nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil embarcou 38,00 milhões de toneladas de soja, milho e farelo de soja - produtos que compartilham as mesmas estruturas portuárias. O volume é 70,0% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. 


Em março e abril o país embarcou repetidamente 11,90 milhões de toneladas destes produtos, um volume que ainda não havia sido registrado.


Fonte: Reuters. 3 de maio de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja