• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Interesse por terras agrícolas aumenta


Quarta-feira, 20 de abril de 2016 - 05h40


O mercado de terras agrícolas começou a entrar no radar de fundos de investimento brasileiros e estrangeiros. Grupos como Pátria, Brookfield e Canada Pension Fund já montaram equipes que vem estudando com detalhe este mercado e só estão esperando uma maior clareza dos rumos políticos e econômicos para começarem as negociações.


O interesse destes grandes grupos de investimento vai ao encontro do bom momento para compras, em função da desaceleração nos preços das terras. Outro ponto que reforça a atratividade do negócio é a possibilidade de liberação do capital estrangeiro para investimento em terras agrícolas brasileiras. Este assunto deverá ser analisado no Congresso no segundo semestre e pode abrir as portas em definitivo para os fundos estrangeiros, principalmente árabes e chineses, ávidos pela compra de nossas terras.


Enquanto esta liberação não é aprovada, estes grupos estrangeiros buscam parcerias com investidores locais para acelerar a busca por oportunidades. Uma região que está bastante em evidencia é Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia). Esta área abrange um número grande terras para cultivo de grãos e sofreu uma desaceleração nos preços provocada pelas mudanças climáticas na região.


Uma das maiores beneficiadas deste interesse dos grandes fundos de investimento é BrasilAgro (AGRO3), que detém mais de R$1,00 bilhão em terras, muitas delas prontas para serem vendidas. Por isso, AGRO3 é uma de nossas estrelas do Microcap Alert.  


Fonte: Empiricus. Max Bohm, 19 de abril de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja