• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Após dois anos de deflação preço ao produtor tem alta


Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 - 06h00

A taxa cambial foi a principal responsável pelo aumento de 20,96% no Índice de Preços recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) em 2015. A depreciação da moeda brasileira também influenciou diretamente Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) que chegou a 10,69%.  Os números estão no relatório divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul na terça-feira (19/1), referentes ao mês de dezembro de 2015.


Após ter registrado dois anos consecutivos de queda, - 0,18% em 2013 e -6,70% em 2014, o câmbio foi determinante para um forte crescimento nos preços recebidos pelo produtor no ano passado, ficando bem acima do IPCA Alimentos. A desvalorização do Real compensou a baixa do preço no mercado internacional e garantiu o resultado positivo. Tanto em períodos de deflação, quanto de hiperinflação do IIPR, o IPCA Alimentos se mantém próximo ao IPCA, o que comprova que os preços pagos pelo consumidor não estão diretamente relacionados aos preços recebidos pelos produtores.


Os custos de produção também registraram alta, fechando 2015 com 10,69%, valor um pouco acima do IPCA do período. Mas, diferente dos preços recebidos pelo produtor, o IICP não havia registrado resultados negativos nos anos anteriores, com 2,85% em 2013 e 9,17% em 2014. O economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, lembra que ao contrário do IIPR, os custos de produção não foram influenciados apenas pela taxa de câmbio. “Quem deu a dinâmica do IIPR e IICP foi a variação cambial. Entretanto, nos custos de produção, ele teve a companhia da energia elétrica, combustíveis e juros”, explica.


Fonte: CNA. 20 de janeiro de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja