• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Consumo de suínos deve subir a 18kg nos próximos 3 anos


Quinta-feira, 1 de outubro de 2015 - 05h59


O consumo interno per capita anual de carne suína deve crescer dos atuais 15kg para 18kg nos próximos três anos.


A projeção foi feita pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, minutos antes do início do evento de lançamento da 3º Semana Nacional de Carne Suína (SNCS) realizado na terça-feira (29/9), em São Paulo.


Segundo Lopes, é preciso estimular a demanda interna. "É preciso desmistificar preconceitos que foram criados em torno da carne suína no país, que é a mais consumida no mundo", afirmou.


Para ele, a cadeia produtora precisa se esforçar para passar mais informações sobre a proteína para os consumidores.


A 3ª semana nacional será realizada deste dia 29 de setembro até o dia 14 de outubro, com promoções em lojas do Pão de Açúcar e do Extra. Nos locais, equipes treinadas vão oferecer cortes de carne suína aos consumidores e orientá-los sobre os benefícios do produto. O slogan desta edição é "Escolha + Carne Suína". Os supermercados também vão oferecer descontos para os produtos.


Aumento nas vendas


O Grupo Pão de Açúcar (GPA) espera um aumento de venda de 15% na venda durante a "3ª Semana Nacional da Carne Suína". "As marcas precisam se posicionar nas gôndolas e isso precisa vir pronto. É preciso ter um foco na carne in natura", declarou o diretor comercial do grupo, David Buarque, ressaltando que a companhia quer ser referência de carne de porco no país. "Tem um gap enorme para se trabalhar. Apenas 55% do mercado consome carne suína, enquanto carne de frango é 90%".


Com o crescimento do consumo da carne suína, os produtores deverão elevar a oferta do produto. Segundo a ABCS, caso haja um aumento de 2kg per capita por ano no consumo interno, o volume de carne suína que é produzido hoje não será mais suficiente e as granjas deverão colocar mais 200 mil matrizes na produção.


O volume das exportações brasileiras de suínos deve crescer pelo menos 5% neste ano em relação ao ano passado, afirmou o analista do Rabobank, Adolfo Fontes, durante o evento.


Em 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil embarcou 505,7 mil toneladas do produto. Segundo Fontes, o país tem como impulso a janela de oportunidade aberta pelos embargos econômicos impostos pela Rússia a outros países exportadores, como os Estados Unidos.


Além disso, a valorização do dólar tornou a proteína brasileira muito mais competitiva no mercado internacional. Para ele, o consumo no Brasil também deve ter uma alta expressiva neste ano de 4%. Atualmente o consumo é de 15kg per capita.


Fonte: Globo Rural. 30 de setembro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja