• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Definidos novos requisitos fitossanitários para importação de sementes


Terça-feira, 1 de setembro de 2015 - 05h57

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) definiu novos requisitos fitossanitários para importação de sementes de diversas hortaliças e plantas ornamentais. As novas orientações contribuem para desburocratização de processos de fiscalização, além de reforçar a segurança para evitar a entrada no país de pragas de importância quarentenária (as pragas de importância quarentenária são aquelas que existem em outras nações e, mesmo sob controle permanente, representam ameaça à economia agrícola do mercado importador).


De acordo com os requisitos, as sementes devem estar em embalagens novas, de primeiro uso, e livres de material de solo, resíduos vegetais e sementes de plantas daninhas quarentenárias ausentes para o Brasil.


Outra orientação é que as sementes terão amostras coletadas e enviadas para análise fitossanitária em laboratórios oficiais ou credenciados ou para análise quarentenária em estações de quarentena.


"Mais de 600 processos individuais que estavam parados na Defesa Vegetal vão poder ser concluídos com essas medidas. É uma iniciativa que visa a aumentar a segurança para evitar entrada de pragas no Brasil e ainda melhorar a eficiência dos serviços prestados pelo MAPA ao setor agropecuário", disse o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA, Luís Rangel.


As normas estão na Instrução Normativa (IN) 16, publicada no Diário Oficial da União (DOU). Clique aqui e confira os requisitos na íntegra.


Fonte: MAPA. 31 de agosto de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja