• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Condraf: 37% do Brasil é rural


Segunda-feira, 24 de agosto de 2015 - 06h00

Estudo apresentado na quinta-feira (20/8), no Diálogos Condraf, revela: 37% do Brasil é rural. A conclusão é fruto de uma ampliação do conceito de ruralidade no país que, além da questão econômica, leva em consideração o estilo de vida, os valores e o cotidiano das pessoas. Esse número contrapõe aos 16% apresentado pelos indicadores nacionais.


Segundo a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Coelho, que participou do encontro, a análise gera uma reflexão sobre a construção de futuro do rural brasileiro. "Essa pesquisa abre uma discussão desse novo Brasil, depois de uma intensificação de políticas públicas para o meio rural nos últimos anos. Esses 37% da população têm a dinâmica de vida voltada para o meio rural. Essa é outra forma de trabalhar as nossas ações", ressaltou.


A professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar, explicou a diferenciação que o estudo traz. "O que já faz a gente desconfiar dos 16% de rural, apresentado pelos indicadores, é a quantidade de municípios com menos de 20 mil habitantes no país, que são 70% deles. Um habitante de um perímetro urbano de um município de cinco mil habitantes é tido como urbano. É comparado com o morador de São Paulo, por exemplo. É para isso que estamos chamando atenção, dizendo que o Brasil rural é muito maior do que a sociedade pensa".


A pesquisa potencializa, ainda, a política territorial. "Quando trabalhamos com territórios nos deparamos com o Brasil real. Isso mostra características importantes. A primeira é que o país é muito diverso, tem seis biomas completamente diferentes . Quando vemos por território, e não o Brasil em geral, as particularidades gritam: "Olha, presta atenção, eu não sou Semiárido, eu sou pampa". Então o território tem uma força muito grande de mostrar pra gente a diversidade real da vida", realçou Tânia.


Construção de Futuro


O Diálogos Condraf é uma série de debates que visa ampliar a participação social na discussão de temas relevantes para o desenvolvimento da do Brasil rural - como a questão da mulher, do jovem, dos povos e comunidades tradicionais, desenvolvimento territorial, desafios para a reforma agrária no Brasil, regularização fundiária na Amazônia Legal, redução da pobreza no campo .


De acordo com o secretário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Rodrigo Amaral, "o debate fortalece as políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário nesse ambiente de diálogo e construção social".


Nesta segunda edição do encontro, mais de 180 pessoas se inscreveram para participar da discussão.


Também coordenaram o estudo, o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira, e o professor da UFPE, Jan Bitoun.


Fonte: MDA. 20 de agosto de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja