• Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Portarias orientam plantio de dez culturas de verão


Quarta-feira, 12 de agosto de 2015 - 05h57

A Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União 194 portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), ano safra 2015/16, para as culturas de algodão, amendoim, arroz (sequeiro e irrigado), feijão (1ª, 2ª e 3ª safra), feijão caupi, girassol, mamona, milho, soja e sorgo granífero. A publicação saiu nos dias 3, 4, 5 e 10 deste mês.


Nas portarias são apresentadas orientações aos produtores sobre municípios aptos ao plantio e períodos mais adequados à semeadura das lavouras, além da relação de cultivares indicadas para auxiliar o produtor rural quanto aos materiais genéticos adaptados para cada região. Para ter direito ao Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), ao Proagro Mais (agricultura familiar) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar os indicativos dessas normativas.


O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento auxiliar na gestão de riscos na agricultura. O estudo tem como objetivo reduzir os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, já que permite ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.


Fonte: Estadão conteúdo. 11 de agosto de 2015. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja