• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra de grãos bate novo recorde com produção 6,6% maior


Sexta-feira, 10 de julho de 2015 - 14h31

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisaram para cima suas previsões para a safra de grãos 2014/15, prevendo um novo recorde de produção, com aumento de pelo menos 6,6% em relação ao resultado da safra 2013/14.


De acordo com a Conab, os agricultores brasileiros vão colher 206,3 milhões de toneladas de grãos, com expansão de 0,8% na área de cultivo das principais lavouras. O IBGE, por sua vez, prevê uma colheita de 205,8 milhões de toneladas, com expansão de 1,9% na área de cultivo nacional, que ocupa 57,5 milhões de hectares de terra.


Segundo a Conab, a revisão de seus números foi motivada por um acréscimo de 1,8 milhões de toneladas desde o levantamento realizado no mês passado. Esse incremento se deve ao aumento de produtividade da segunda safra de milho, que deve atingir 51,5 milhões de toneladas no atual ciclo produtivo - o que representa uma alta de 6,5% em relação à safra 2014/15. "O milho da segunda safra está entrando no calendário agrícola de forma definitiva e pujante", afirmou João Marcelo Intini, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, mencionando que o bom desempenho se deve às condições climáticas favoráveis e o uso da tecnologia agrícola.


Em consonância, André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, disse que o resultado recorde se deve à forma adequada de implantação da safra nacional. "Esse resultado da produção de grãos, de mais de 206 milhões de toneladas, gera um crescimento do PIB agrícola muito relevante, na contramão das outras atividades econômicas", afirmou. Segundo ele, o bom desempenho agrícola ainda não aparece na balança comercial em termos de preços, mas em termos de volume já é esperado um aumento nas vendas externas em relação a 2014.


Tanto o IBGE quanto a Conab preveem um novo patamar recorde na produção de soja do país acima de 96 milhões de toneladas - um desempenho 11,7% acima do registrado na safra 2013/14, quando somou 86,1 milhões de toneladas. Com produção estimada de 27,6 milhões de toneladas, 0,1% maior que no mês anterior, Mato Grosso consolidou-se como o maior produtor nacional da cultura.


De acordo com o IBGE, a região Centro-Oeste concentra 41,6% de toda a produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas na atual safra, com 85,7 milhões de toneladas, seguido pela região Sul, responsável por 37,6% do total, ou 77,4 milhões de toneladas. O Sudeste tem participação de 9,1% na produção nacional, com18,7 milhões de toneladas, enquanto o Nordeste tem participação de 8,8%, com 18,1 milhões de toneladas.


Dados do IBGE mostram que o arroz, o milho e a soja representaram 91,9% da estimativa da produção nacional de grãos, respondendo por 86,1% da área cultivada. Para o Instituto, houve acréscimo de 5,5% na área da soja a ser plantada, com aumento de produção de 11,6%, enquanto o acréscimo na área do milho chegou a 0,8%, com aumento da produção de 2%. Já a área plantada de milho caiu 3,5%, mas a produção aumentou 1,9%.


Fonte: Brasil Econômico. 10 de julho de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja