• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil responderá por 16,0% do aumento da oferta mundial de grãos nos próximos 10 anos


Quinta-feira, 18 de junho de 2015 - 16h09

Para atender a demanda de grãos (arroz, milho, soja e trigo) projetada para daqui 10 anos, o mundo terá de produzir mais 441,0 milhões de toneladas, das quais o Brasil deve fornecer, com aumento de produção, 68,5 milhões (16,0%), e o Rio Grande do Sul, 9,3 milhões (2,1%). Os números foram apresentados na quarta-feira (17/6), em Gramado (RS), no seminário De Onde Virão os Alimentos: O Desafio do Futuro, pelo economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz.


A projeção é de que a safra brasileira passe de 198,8 milhões em 2016 para 267,3 milhões de toneladas em 2026, e a gaúcha, de 33 milhões de toneladas para 42,4 milhões de toneladas.


Da Luz ainda projetou uma alta do consumo mundial, nos próximos 10 anos, de 7,4 milhões de toneladas de carne bovina e de 38,4 milhões de toneladas de leite.


Em todos os casos, o maior responsável pela alta no consumo será a Ásia. Somente de arroz, soja, milho e trigo, o continente deve consumir mais 255,0 milhões de toneladas. "Nós falamos muito do mercado europeu: às vezes, parece uma questão de honra entrar lá. Mas é a Ásia que vai puxar o crescimento do consumo. São os asiáticos que vão comprar nosso excedente, eles que vão pagar, e caro, pela nossa produção", afirmou da Luz.


O evento foi aberto pelo vice-presidente da FARSUL, Gedeão Pereira, que destacou as transformações positivas que o uso de tecnologia tem trazido para a agropecuária gaúcha. "A FARSUL está preocupada com os destinos do agronegócio gaúcho e as transformações que ocorrem em nossos campos. Além disso, o agronegócio brasileiro vem sofrendo alguns tipos de ataques, que deixam implícito o desejo de alguns de conter o crescimento do setor", informou Pereira.


O primeiro painel foi mediado pela jornalista Lizemara Prates. O seminário De Onde Virão os Alimentos: O Desafio do Futuro ocorre até amanhã, em Gramado. O evento compõe a 66a. etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, com realização do Senar-RS, apoio de FARSUL, Casa Rural, BayerCropscience, Dow e Monsanto.


Fonte: FARSUL. 18 de junho de 2015.


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja