• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima nos EUA: excesso de chuvas preocupa e desacelera plantio de soja no Corn Belt


Segunda-feira, 8 de junho de 2015 - 08h23

O excesso de chuvas em algumas importantes áreas de produção agrícola nos Estados Unidos já começa a preocupar e refletir alguns impactos no mercado internacional de grãos. Nesta quinta-feira (4/6), o vencimento novembro/15, referência para a safra norte-americana, chegou a superar os US$9,20 por bushel diante do clima chuvoso em alguns dos maiores estados produtores do país.


Nesta sexta (5/6), as previsões já indicam para a possibilidade de inundações e apontam as fortes chuvas, como mostra o mapa do NOAA - o departamento de clima oficial do governo dos EUA.


De acordo com o último mapa de precipitações divulgado pelo NOAA, o Meio-Oeste americano tem regiões com 40 a 50% de probabilidade de chuvas acima da média para o período de 10 a 14 de junho.


De acordo com informações do site internacional AccuWeather, depois de uma rodada de tempestades que trouxe granizo, tornados e inundações em parte das Planícies Centrais nesta quinta-feira, esse quadro deve se estender por mais áreas nesta sexta-feira (5/6). Alguns estados como Colorado, Wyoming, Dakota do Sul, Nebraska e Kansas poderiam ser atingidos.


Ainda segundo o instituto meteorológico, o risco dessas condições adversas de clima devem se encaminhar, aos poucos, para o leste dos Estados Unidos, chegando ao Nebraska, Dakota do Sul, Iowa e Minnesota no início do final de semana.


De acordo com o último boletim divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o plantio da soja já havia sido concluído em 71% da área prevista até domingo, 31 de maio. O número ficou ligeiramente abaixo dos 75% no mesmo período do ano passado. No entanto, em estados específicos, a diferença é maior.


Ainda segundo números do USDA, a semeadura da soja, até o último domingo, estava concluída em 70% em Iowa, por exemplo, contra 92% de 2014; em Illlinois, o total desse ano é de 69% frente aos 82% do ano passado, na Dakota do Sul, 60% contra 79% do mesmo período na safra passada.


No caso do milho, o plantio já está mais avançado - passa de 95% - porém, a preocupação agora é que as lavouras, por conta do excesso de chuvas, poderiam ser inundadas. E, por conta da ajustada janela de plantio para o cereal, não haveria tempo para operações de replantio em algumas localidades caso essas cheias se confirmem.


O departamento norte-americano informou ainda que, até domingo, 74% das lavouras de milho estavam em boas ou excelentes condições, em linha com os 76% do mesmo período da safra 2014/15.


E essas incertezas, principalmente sobre a possibilidade e necessidade do replantio de algumas áreas, também dão suporte aos futuros do cereal negociados na Bolsa de Chicago, segundo analistas internacionais.


Para o período dos próximos 8 a 14 dias, ainda de acordo com informações do NOAA, as chuvas deverão ser menos intensas no coração dos Estados Unidos, se deslocando para as regiões mais leste do país.


Fonte: Notícias Agrícolas. Por Carla Mendes. 5 de junho 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja