• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Varejo tem queda inesperada em fevereiro e pior resultado anual em mais de uma década


Quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 08h41

As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,1% em fevereiro sobre o mês anterior, contrariando as expectativas de leve alta, e na comparação anual tiveram a maior queda em mais de uma década, destacando a dificuldade do setor em deslanchar em meio ao cenário de fragilidade econômica deste ano.


Na comparação com fevereiro de 2014, as vendas varejistas recuaram 3,1%, maior queda desde agosto de 2003 (-5,7%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (14/4).


Para piorar o cenário do início do ano, o IBGE ainda revisou para baixo as vendas de janeiro sobre o mês anterior, para uma alta de 0,3% contra aumento de 0,8% divulgado anteriormente.


Os resultados de fevereiro foram piores do que as expectativas em pesquisa da Reuters, que apontavam alta de 0,3% na comparação com janeiro e queda de 2,2% sobre fevereiro de 2014.


De acordo com o IBGE, cinco das oito atividades pesquisadas no varejo restrito apresentaram queda mensal no volume de vendas em fevereiro, com destaque para combustíveis e lubrificantes, com recuo de 5,3% ante janeiro.


Em relação ao mesmo mês do ano passado, essa atividade teve queda de 10,4% como reflexo da alta dos preços, devido ao aumento das alíquotas de PIS/Cofins sobre a gasolina e o diesel.


No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, o volume de vendas caiu 1,1% em fevereiro sobre o mês anterior e despencou 10,3% ante o mesmo período de 2014.


Fonte: Reuters. Por Rodrigo Viga Gaier. 14 de abril de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja