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Ferrovia Norte-Sul entra em operação comercial


Quinta-feira, 5 de março de 2015 - 08h27

O trecho entre Anápolis, em Goiás, e Palmas, no Tocantins, da Ferrovia Norte-Sul (FNS), uma das principais obras ferroviárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entrou em operação comercial, informou na terça-feira (3/3) o Ministério do Planejamento.


Após a fase de testes de operação, duas locomotivas saíram do Pátio de Anápolis na semana passada com destino à Imperatriz (MA). O trecho começou a ser utilizado pela iniciativa privada (Valec) já no novo modelo de venda de capacidade, marcando o início do livre acesso à infraestrutura ferroviária (open access).


De acordo com nota do ministério, o percurso Anápolis-Palmas, com 85km, é o primeiro do país a operar sob as novas regras que promovem a quebra do monopólio das atuais concessionárias e permite que todas as empresas que cumpram requisitos técnicos e operacionais, estabelecidos em lei, tenham acesso à infraestrutura ferroviária" em condições objetivas, transparentes e não discriminatórias". Pelo modelo anterior, as cargas transportadas nas ferrovias eram comercializadas pelas próprias concessionárias que estabeleciam seus preços.


Nesta primeira fase de operação, a velocidade máxima permitida será de 40 quilômetros por hora. Todo o trajeto é acompanhado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Valec e da FNS S.A. Em fevereiro, a Valec recebeu a última autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) necessária para a operação comercial entre Palmas e Anápolis. Com isso, todo o trecho passa a estar apto e seguro para a operação das composições ferroviárias.


Nos próximos dias, a Valec espera realizar, no Pátio de Anápolis, o primeiro carregamento de farelo de soja. A carga seguirá com destino ao Porto de Itaqui (MA), interligando os modais. Para isso, é necessário que a empresa proprietária da carga conclua a construção da tulha de embarque, sob sua responsabilidade.


Ferrovia Norte-Sul


Concebida há 27 anos sob o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a FNS, que conectará quatro regiões e nove estados brasileiros, foi viabilizada após entrar no PAC. Dos mais de 4 mil quilômetros previstos, 1.574km já estão em operação. O investimento é de R$25,8 bilhões.


Fonte: Rural BR. 4 de março de 2015.



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