• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Seca provoca quebra de 15,0% na safra goiana de soja


Terça-feira, 27 de janeiro de 2015 - 08h14

A falta de chuvas e o forte calor já provocaram perdas de 1,40 milhão de toneladas nas lavouras de soja em Goiás, volume que corresponde a 15,0% da expectativa inicial de produção. Os prejuízos financeiros foram estimados em aproximadamente em R$1,20 bilhão. Os dados são da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), levando em conta informações obtidas na última sexta-feira (23/1) em reunião com produtores de soja, milho e algodão, para analisar o andamento da safra de verão e discutir formas de minimizar os prejuízos decorrentes da seca.


No encontro realizado na sede da FAEG, em Goiânia, estiveram presentes de 50 produtores de diversas regiões do estado. Além do presidente da FAEG, José Mário Schreiner, também participaram da reunião o presidente da Aprosoja Goiás, Bartolomeu Braz, representantes da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Banco do Brasil, de associações e outras instituições do setor agropecuário.


Na avaliação da FAEG, mesmo com o retorno das chuvas nos últimos dias, as perdas já são irreversíveis, "pois o período seco coincidiu com um momento fundamental para as lavouras, que é a fase de florescimento e enchimento de grãos, momento em que as plantas têm as maiores exigências por água". Segundo a entidade, a situação está sendo agravada pelas altas temperaturas registradas deste o início de ano. "Este calor associado à baixa umidade afeta diretamente o desenvolvimento das lavouras, causando abortamento de folhas, flores e vagens, menor peso de grãos e consequente queda no potencial produtivo das lavouras", a FAEG em nota.


Os dirigentes da FAEG lembram que no ciclo passado as chuvas começaram mais cedo e, por volta de 10 de outubro de 2013, grande parte dos produtores já havia iniciado o plantio da soja, que ocupa mais de 7,5% da área cultivada na safra de verão. Na safra atual as chuvas foram tardias e, por volta de 20 de outubro, muitos produtores ainda não haviam começado o plantio. "O veranico e a seca atingiram agora não somente a fase dos enchimentos dos grãos, mas todas as fases do plantio em diferentes regiões, como a fase de flor, enchimento e secagem dos grãos", diz a FAEG.


Fonte: Globo Rural. Por Venilson Ferreira. 26 de janeiro de 2015.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja