• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil quer abertura de mercado da Indonésia para a carne de frango


Quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 - 08h29

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que após dois dias de consultas realizadas na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, as representações brasileiras decidiram avançar com a instalação de painel contra a Indonésia, devido às barreiras impostas pelo país asiático para as importações de carne de frango do Brasil.


O presidente-executivo da entidade, Francisco Turra, disse em nota que as respostas aos questionamentos brasileiros foram inconsistentes. "Esperamos que o painel seja implementado entre fevereiro e março. Obviamente, se a abertura de mercado acontecer antes deste prazo, o painel será suspenso", diz.


Representantes dos Ministérios do Comércio e da Agricultura da Indonésia estiveram reunidos hoje com as autoridades e representações brasileiras. Segundo a ABPA, os questionamentos apresentados nas consultas trataram da observância, por parte do governo indonésio, do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), dos Acordos de Agricultura, Licenciamento de Importações, Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias e Barreiras Técnicas ao Comércio e Acordo de Preshipment.


"Há pelo menos seis anos a ABPA - então como ABEF - busca, juntamente com o governo brasileiro, a abertura do mercado indonésio", diz a entidade no comunicado.


Com mais de 250,00 milhões de habitantes e um baixo consumo per capita, a Indonésia tem maioria muçulmana (87,0%), consumidora de produtos halal - que seguem diretrizes determinadas pelo islamismo. E o Brasil é, hoje, o maior produtor e exportador de carne de frango halal do mundo. São quase 1,80 milhão de toneladas exportadas anualmente - quase metade das cerca de 4,00 milhões de toneladas de carne de frango embarcadas pelo país.


Fonte: Estadão Conteúdo. 17 de dezembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja