• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima tende a ser melhor na safra 2014/15, diz CONAB


Sexta-feira, 10 de outubro de 2014 - 08h45

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Rubens Rodrigues dos Santos, afirmou que a seca que afetou algumas regiões neste ano, prejudicando a produção do campo, não deve ocorrer com tanta intensidade na safra 2014/15.


"Há umidade suficiente para o plantio", disse Rodrigues. "A indicação é de que as chuvas no MATOPIBA (fronteira agrícola formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no Centro-Oeste se iniciem em 15 dias", afirmou.


Rodrigues também anunciou uma redução na estimativa de produção do milho de primeira safra, com os agricultores optando por plantar soja no lugar do cereal. Isto porque o aumento de produção neste ano contribuiu para derrubar o preço do milho, que não foi exportado na mesma proporção de 2013, em virtude da retomada da safra dos Estados Unidos.


Em área, a redução do cultivo de milho será de 10,9% na primeira safra. O volume produzido deve variar, de acordo com a estimativa da CONAB, de uma queda de 6,7% a 14,1%. Isso pode levar safra do grão cair para um volume entre 27,2 milhões e 29,5 milhões de toneladas no ciclo 2014/15.


Apesar da redução, a estatal afirma que haverá expansão da produção em regiões mais carentes de milho para ração animal.


"O detalhe na região do MATOPIBA é que há uma tendência de crescimento no milho. Isso é altamente positivo, porque fica próximo de uma região que é deficiente (em produção), que é o Nordeste", disse. O Nordeste foi a região mais prejudicada pela seca, o que levou o governo a intervir, comprando milho em outras região para garantir ração para o gado do Nordeste.


Fonte: Estadão Conteúdo. 9 de outubro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja