• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Paraná vê safra recorde de soja em 2014/15


Sexta-feira, 5 de setembro de 2014 - 09h00

O Paraná deverá ter um plantio recorde de soja na temporada 2014/15, com a oleaginosa ganhando terras antes dedicadas ao milho e ao feijão, enquanto o cereal registrará a menor semeadura da história, apontou a primeira estimativa do governo paranaense para a nova safra.


Enquanto a soja terá um aumento de área de 3,0%, para pouco mais de 5,0 milhões de hectares, o milho registrará um recuo de 14,0% no plantio ante 2013/14, para 572,6 mil hectares.


Em condições normais de clima, a safra da oleaginosa atingiria um recorde de 17,1 milhões de toneladas no Paraná, aumento de 18,0% na comparação com o ano passado, quando a seca reduziu o potencial de produção em cerca de 2,0 milhões de toneladas.


A soja e o milho geralmente concorrem em área no estado, segundo produtor de grãos do Brasil, atrás de Mato Grosso. E na nova safra, novamente, a oleaginosa deverá ganhar espaço, pois sua rentabilidade está maior que a do cereal.


"A gente vai ter aumento da soja, segue a tendência no Brasil", afirmou na quinta-feira (4/9) o economista do Departamento de Economia Rural (DERAL), Marcelo Garrido.


Segundo ele, a soja está cotada a R$55,00/saca, enquanto o milho vale R$16,00/saca no estado.


O milho perdeu área no Paraná nas últimas duas safras, com produtores apostando no cereal na segunda safra (safrinha), que cada vez ganha mais importância no Brasil, com a opção pela soja no cultivo de verão.


A produção de milho, cujo plantio já começou no Paraná, foi estimada em 4,9 milhões de toneladas, queda de 10,0% ante a temporada anterior, que só não é maior por conta da expectativa de um aumento na produtividade de 5,0%.


Garrido afirmou ainda que a soja tomou área do feijão primeira safra, uma vez que esse produto também enfrenta preços baixos, em função do excesso de oferta.


A área plantada com feijão cairá 14,0%, para 204,0 mil hectares.


A safra total de verão do Paraná atingiria 22,6 milhões de toneladas, aumento de 2,0 milhões de toneladas ante a temporada anterior, principalmente pela expectativa de maior colheita da soja.


Fonte: Reuters. Por Roberto Samora. 4 de setembro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja